ENTRE A ORDEM E A TRANSGRESSÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA CRÍTICA DE BELL HOOKS

Autores

  • Felipe Bezerra de Castro Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Resumo

A partir dos livros Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade (EUA: 1994/Brasil: 2013) e Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática (EUA: 2010/Brasil: 2020), o presente artigo pretende discutir três assuntos que perpassam a pedagogia crítica de bell hooks, nomeadamente, a questão da subjetividade no processo ensino-aprendizagem, a comunidade aberta de aprendizado e a ambivalência do poder nas interações entre aluno e professor. Sob esse prisma, buscaremos desenvolver o argumento de que um projeto de educação como prática da liberdade exige a coordenação das tensões entre ordem e transgressão nas salas de aula. O que nos interessa é, pois, traçar um diálogo crítico com a filosofia da educação de hooks, bem como partilhar a nossa visão e entendimento particulares sobre a referida autora.

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Publicado

2023-02-14

Como Citar

Bezerra de Castro Oliveira, F. (2023). ENTRE A ORDEM E A TRANSGRESSÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA CRÍTICA DE BELL HOOKS. PRISMA - Revista De Filosofia, 4(2), 80–96. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/11688