A FILOSOFIA E A FORMAÇÃO DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM PRIMEIRO OLHAR

Autores

  • Daniel Richardson de Carvalho Sena IFAM
  • Pedro Eduardo Garcia de Andrade IFAM
  • José Galúcio Campos IFAM

Resumo

Resumo

Este escrito tem como objetivo analisar as implicações da Filosofia na formação do aluno do 3o ano do Ensino Médio Integrado através da verificação de fatores como o interesse, as dificuldades e a contribuição desta disciplina para sua formação.  A realização do estudo ocorreu mediante a aplicação de questionários estruturados a alunos de 3º ano de uma escola da rede pública federal de ensino em Manaus-AM. Verificou-se o entendimento de que a disciplina Filosofia contribui para o desenvolvimento do raciocínio crítico, fomenta a criação do hábito da leitura, fortalece a compreensão dos diferentes saberes disciplinares, dentre outros. Avalia-se que o resultado desse estudo poderá fornecer importantes subsídios teóricos para um contínuo melhoramento das atividades realizadas na respectiva disciplina, bem como indicar os pontos que precisam de uma maior atenção dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Eduardo Garcia de Andrade, IFAM

Discente do curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal do Amazonas – IFAM. 

José Galúcio Campos, IFAM

Professor de Física do Instituto Federal do Amazonas – IFAM; Doutor em Ensino de Ciências e
Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas –UEA.

Downloads

Publicado

2023-02-05 — Atualizado em 2023-02-05

Versões

Como Citar

Sena, D. R. de C., Garcia de Andrade, P. E. ., & Galúcio Campos, J. . (2023). A FILOSOFIA E A FORMAÇÃO DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM PRIMEIRO OLHAR. PRISMA - Revista De Filosofia, 4(2), 57–79. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/10913