Prática pedagógica, saberes e histórias de vida:
要旨
O presente estudo tem por objetivo identificar o perfil pessoal e profissional e a trajetória da história de vida de vinte docentes de escolas públicas, bem como conhecer as articulações entre relatos, saberes e prática pedagógica de um desses docentes. Foi utilizado o método quantitativo para identificar o perfil pessoal e profissional docente e o qualitativo para a análise do conteúdo dos relatos, de acordo com Bardin. Os docentes responderam perguntas sobre cinco tópicos: 1) representação pessoal; 2) vida familiar e escolar; 3) escolha da profissão, 4) formação docente e 5) prática pedagógica. Constataram-se relações entre os tópicos acima mencionados com repercussões na prática pedagógica. Os relatos autobiográficos provocaram lembranças e um processo profundo de reflexão pedagógica. Considerando as relações entre passado, presente e futuro, sugerimos a possibilidade de o docente repensar, atualizar e projetar ações pedagógicas a partir dos relatos autobiográficos.