Groupe de pairs et implication de l’apprenant dans le travail collaboratif à l’École Normale Supérieure de l’Université de Maroua au Cameroun

Autores

  • La Recherche en Education - Direction de la Publication

Palavras-chave:

Influence sociale, groupe de pairs, travail collaboratif, implication de l’apprenant au travail, soumission sociale.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a influência do grupo de colegas no envolvimento do aluno no trabalho, especialmente no contexto do trabalho intelectual colaborativo, ou seja, tutoriais (TD), apresentações e redação da tese. Baseia-se na observação de que os estudantes da Escola Normal Superior da Universidade de Maroua não têm a mesma relação com o trabalho em grupo. Alguns são muito participativos, enquanto outros são figurativos e passivos, às vezes se sentindo estranhos e impotentes. Entretanto, a marca obtida no final do trabalho em equipe é a mesma para todo o grupo, apesar dos diferentes níveis de

envolvimento. Esta descoberta levanta a questão de se o envolvimento do aluno no trabalho colaborativo depende da influência do grupo. A hipótese geral que norteou este trabalho é que o grupo de colegas exerce uma influência que inibe o envolvimento do estudante no trabalho. Os dados foram coletados com base em uma entrevista individual com 22 alunos do ENS de Maroua, que foram analisados qualitativamente. No final da análise e através da teoria da influência social, chegamos a confirmar que, o fato de confiar no grupo, os conflitos entre os membros do grupo, a atribuição arbitrária dos papéis e o reconhecimento de sua insuficiência intelectual diante do grupo inibem o envolvimento do aprendiz no trabalho colaborativo.

Publicado

2021-07-23

Edição

Seção

Artigos