A ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE INDÍGENA
Resumo
artigo em questão reflete sobre a fertilidade da pesquisa sobre o ensino das matemáticas pautada nas práticas socioculturais dos povos indígenas da região Norte do Brasil, particularmente os que habitam os estados do Amazonas e do Tocantins, em meio a formação inicial de futuros professores em Ciências Exatas e Biológicas do Curso de Licenciatura em Formação de Professores Indígenas (FPI) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Educação Tutorial (PET)/Grupo Conexões de Saberes Indígenas da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), de modo a questionarmos: em que termos podem ser concebidas práticas socioculturais para os futuros professores de Matemática? Para tanto, objetivamos descrever as práticas socioculturais na perspectiva da Etnomatemática durante a formação de professores em contextos de diversidade. Nesse sentido, trazemos sob a luz de uma abordagem qualitativa, pautada em uma etnografia as nossas imersões e diálogos com esses estudantes indígenas e seus povos, via visita técnica e pedagógica em suas comunidades. Como resultados, encontramos a em suas práticas, a relação entre os saberes e os fazeres presentes em seus distintos contextos de diversidade cultural e das tradições e saberes científicos adquiridos na universidade.