Sobre a Revista
A revista Energia na Amazônia é de responsabilidade do grupo de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM), com acesso aberto, publicação semestral, online, dedicada à divulgação de artigos científicos, notas científicas e revisões bibliográficas inéditas, revisados por corpo editorial qualificado, que contribuam para a expansão do conhecimento científico e acadêmico com abordagem no desenvolvimento socioeconômico sustentável. A revista publica artigos em português e inglês, e possui periodicidade de fluxo contínuo.
POLÍTICA EDITORIAL
Priorizam-se para publicação as contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original, que possam ser reproduzidos e generalizados (artigo científico) e que não tenham ainda sido publicadas, exceto em forma preliminar, como resumos em eventos científicos. Também são publicados artigos na forma de nota científica e de revisão bibliográfica. A nota científica deve estar documentada por referências e deve conter a descrição dos procedimentos experimentais empregados. Um artigo de revisão bibliográfica deve ter como objetivo apresentar de forma crítica e não apenas descritiva, o estado da arte na área de energia. Todo trabalho que estiver de acordo com a política editorial da revista será submetido à Comissão Editorial para consideração de seu mérito. Para avaliação, serão indicados revisores de reconhecida competência no tema do trabalho. Mantém-se o anonimato dos autores e dos revisores durante todo o processo de avaliação do manuscrito.
Política Anti-Plágio A Revista Energia na Amazônia priva pela qualidade, idoneidade e originalidade das publicações. Neste sentido, os trabalhos enviados à Revista Energia na Amazônia devem ser inéditos. Textos, tabelas e figuras não podem ter sido publicados anteriormente em outros veículos de divulgação científica. Sendo assim, os autores deverão assumir a responsabilidade de que os artigos submetidos são originais e que não contém partes de textos, dados, tabelas ou figuras, publicados anteriormente.
Processo de Avaliação dos Manuscritos
Primeiramente, todos os manuscritos recebidos são pré-avaliados pelo Editor-Chefe. O processo de avaliação é iniciado quando o manuscrito é aprovado nos critérios de pré-seleção. Para avaliar a qualidade dos manuscritos, antes de serem publicados, a revista adota a revisão por pares duplo-cego. Assim, o manuscrito será encaminhado a dois membros do corpo editorial da Revista Energia na Amazônia para avaliação de acordo com a área de submissão.
As avaliações dos pareceristas são enviadas ao Editor-chefe que entra em contato com o autor de correspondência para fazer correções quando necessário. Após aceitação das correções pelos revisores o manuscrito é encaminhado ao Editor-Chefe para aceitação final. Os revisores são pesquisadores, membros do corpo editorial, especializados na área da pesquisa do manuscrito e avaliam quanto à sua originalidade, validade e significância. Os revisores não conhecem os nomes ou filiações dos autores e os relatórios dos revisores recebidos pelos autores são anônimos. Os revisores contribuem à melhoria da qualidade dos manuscritos e auxiliam o Editor a decidir se o manuscrito deve ser publicado. A Revista Energia na Amazônia possui uma equipe de revisores nas diversas áreas: Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo e Gás, Química, e demais subáreas correlatas.
A revista solicita que os manuscritos que apresentarem pesquisas com seres humanos deverão ser acompanhados pelo número do registro e da Comissão de Ética Institucional o qual foi submetido e aprovado. Para pesquisas com animais deverão seguir as diretrizes do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONSEA). A adesão a esses princípios deve constar no manuscrito, por meio do número de registro e identificação da comissão de ética institucional no qual foi submetido e aprovado. Para os manuscritos de autores estrangeiros, favor consultar a legislação de seu país. As normas e princípios éticos aplicáveis, bem como a fonte desses deverão constar no manuscrito. A submissão não será encaminhada para avaliação em caso de estudos realizados ilegalmente.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.