RESÍDUOS GERADOS NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ALTO SOLIMÕES, AMAZONAS, BRASIL

Autores

  • Denise Ramires da Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Lisandra Vieira Rosas INC/UFAM
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

A alimentação desenvolve um papel importante em relação ao ciclo de vida de todos os seres vivos. Em qualquer unidade de alimentação e nutrição, incluindo os restaurantes universitários, deve-se evitar o desperdício de alimentos, sendo necessário controlar, comparar e avaliar os procedimentos e o desempenho das atividades executadas, através de medidas preventivas. Dentro deste contexto, surgiu a necessidade de caracterizar os resíduos sólidos gerados no restaurante universitário no INC-UFAM. Esta pesquisa foi desenvolvida com os funcionários, gerente e coordenador do restaurante universitário do INC e alunos que consumiram a alimentação servida no restaurante. Foram analisadas dez refeições (incluindo café e almoço) durante uma semana. Os alunos que participaram da pesquisa de aceitabilidade foram os 100 primeiros alunos que consumiram a refeição. A técnica de coletas de dados envolveu a observação direta (participante) e o teste de aceitabilidade, utilizando estatística simples para tabulação dos dados coletados. Observou-se que os resíduos eram gerados durante a preparação dos alimentos e após as refeições. Na preparação das refeições eram produzidos resíduos orgânicos e inorgânicos. E após as refeições, produziam-se restos de alimentos e resíduos descartáveis como: copos descartáveis, embalagens de sobremesa e guardanapos. Quanto à avaliação da aceitação das refeições pelos comensais, pode-se afirmar que, as refeições servidas no restaurante universitário não foram aceitas no teste aceitabilidade de escala hedônica, e no índice de rejeição pode-se afirmar que as refeições foram aceitas, entretanto os alunos consumiam por estarem com fome e não por gostarem do alimento servido. A realização da campanha de intervenção proporcionou modificações consideradas positivas, pois no decorrer da pesquisa houve mudanças de comportamento, dos alunos, com a sensibilização em relação aos desperdícios de alimentos e, dos responsáveis pelo restaurante universitário, com a introdução de alimentos regionais no cardápio do RU.

Palavras-chave: Desperdício. Alimentação. UFAM.

Biografia do Autor

Denise Ramires da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Lisandra Vieira Rosas, INC/UFAM

Docente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, INC/UFAM

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM)

Downloads

Publicado

2021-01-01