REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Marcos Moura Gentil Secretaria Municipal de Educação de Santarém, PARÁ

Resumo

O artigo “Reflexões sobre o Conceito e o Sentido da Formação Inicial de Professores” tem como objetivo apresentar um recorte teórico sobre a formação inicial de professores no sentido de levantar discussões, problematizações acerca de críticas, tensões e contradições que permeiam essa formação. O artigo se apresenta como possibilidade de aproximação em pelo menos duas questões que se colocam quando nos referimos à formação de professores, para as quais não temos nenhuma pretensão em apresentar respostas prontas, mas que sejam condutoras de outras problematizações. Primeiro: qual a ênfase dada à formação? Ênfase na técnica ou ênfase na prática? Segundo: o que está posto nas diretrizes curriculares do curso de Pedagogia? Essas questões nortearam a delimitação das reflexões propostas. Assim, o recorte teórico visou conhecer a temática sobre a formação inicial de professores destacando a complexidade e a necessidade de se repensar esse professor em formação.

 

Palavras chave: Formação inicial. Professores. Pedagogia.

Publicado
2020-07-08