ENTRE A PANDEMIA E O PANDEMÔNIO: UMA REFLEXÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

  • Laura Marisa Carnielo Calejon Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (CEDEPP)
  • Alan de Santana Brito Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

O artigo organiza-se como uma reflexão sobre os impactos da pandemia causada pelo vírus corona e o pandemônio tornado evidente pela doença. Analisa a desigualdade e injustiça social como dimensão do pandemônio que dificulta inclusive o manejo da doença. Considera a presença dos recursos da tecnologia da informação e da comunicação na vida cotidiana e as possibilidades de aplicação na produção de uma educação escolar de qualidade. Analisa o desempenho dos alunos em avaliações nacionais e internacionais, a qualidade da formação inicial de professores e os desafios de relações interpessoais construídas a partir destes recursos. Assumindo o Enfoque Histórico-Cultural como teoria explicativa do desenvolvimento humano defende a educação infantil de qualidade como condição necessária para a educação escolar e para o uso das TICs na organização de uma educação escolar capaz de promover o desenvolvimento.

Palavras-chave: Pandemia, TICs, Educação Escolar, Educação Infantil.

Publicado
2020-07-08