O ESTUDO DAS BRIÓFITAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DE HUMAITÁ-AM

  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas
  • Larissa de Souza Saldanha Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC Amazonas)
  • Felipe Sant’Anna Cavalcante Universidade Federal do Amazonas
  • Márcia Nascimento Pinto Universidade Federal do Amazonas
  • Osvanda Silva de Moura Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Esta pesquisa sobre briófitas teve como objetivo principal contribuir para o processo de ensino-aprendizagem em Botânica, com ênfase na popularização do conhecimento desses vegetais, seu papel ecológico e conservação. O trabalho envolveu dez acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química e aproximadamente 150 alunos distribuídos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio (EJA) da Escola Oswaldo Cruz em Humaitá-AM utilizando a pesquisa-ação. O conteúdo referente ao mundo das “pequenas” plantas, tais como, conceito de briófitas, formas de vida, substratos em que se encontram, importância econômica e ecológica e como se reproduzem, foram apresentados na escola através de oficinas pedagógicas como jogos lúdicos e teatro, sendo que a parte teórica foi exposta com o uso de recursos como as multimídias. Para avaliar o conhecimento dos alunos, foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas, antes e depois de cada ação para então saber a percepção dos alunos em relação às briófitas. Observou-se que todos os alunos do ensino médio conseguiram identificar as fases gametofítica e esporofítica das briófitas e reconheceram a importância ecológica deste grupo de plantas, bem como assimilação do conteúdo por meio dos jogos.

Palavras-chave: Contextualização, Ecologia, Ensino de Criptógamas.

Publicado
2020-06-11