EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DE LIBERDADE EM MICHEL FOUCAULT

Autores

  • Marcos Vinicius de Oliveira Monteiro Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Marcos Murelle Azevedo Cruz Universidade do Estado do Pará - UEPA

Resumo

Este trabalho tem como objetivo expor questões centrais no pensamento de Michel Foucault e as suas questões referentes a educação. Apesar de não ter necessariamente escrito nenhum livro sobre pedagogia ou educação de maneira direta, Foucault traz em seu pensamento e em sua maneira de constituir o sujeito, por conseguinte, na sua maneira de ver a história humana, um processo educacional, o qual tem como base uma prática de liberdade, que por sua vez é alicerçada em um cuidado de si, conceitos estes que emergem de suas questões mais divergentes com a sociedade moderna. Para construir um caminho mais completo até essa exposição do pensamento do autor sobre educação será feita uma breve introdução sobre suas produções e seus pensamentos, como por exemplo, as relações de poder, ponto fundamental dentro de seu pensamento e que desaguam problemas na educação moderna. E assim, dada essa perspectiva anterior, também será explicitada a crítica do autor com relação a maneira moderna de estabelecer o sujeito, e isso, estabelece parâmetros para contextualizar Foucault em questões emergenciais da educação contemporânea. Dessa maneira, o objetivo é em uma pesquisa bibliográfica-exploratória levantar os pontos mais essenciais do autor que, por sua vez, desaguam na questão educacional.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Relações de poder. Prática de liberdade. Cuidado de si.

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Biografia do Autor

Marcos Vinicius de Oliveira Monteiro , Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduando do curso de Filosofia da Universidade do Estado do Pará - UEPA

Marcos Murelle Azevedo Cruz , Universidade do Estado do Pará - UEPA

Docente no curso de Filosofia da Universidade do Estado do Pará - UEPA

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Publicado

2020-06-11