MÉTODOS INOVADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

Autores

  • Matheus Vinícius Santos de Moraes
  • Cléber Augusto Pereira Universidade Federal do Maranhão
  • Hamilton Nogueira Makosky Universidade Federal do Maranhão
  • Marcelo de Santana Porte Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Resumo

Atualmente a contabilidade tem experimentado mudanças significativas, com atualizações e mudanças tecnológicas. Como consequência, tem-se exigido contabilistas mais flexíveis e qualificados para um desempenho de alta performance. O objetivo é identificar os métodos de ensino mais utilizados pelos professores nos cursos de ciências contábeis nas universidades e analisar as iniciativas de ensino inovadoras praticadas em sala de aula, explanando sobre os motivos que levam o docente a praticar ou não, tais metodologias. Foi aplicada uma survey com perguntas abertas e fechadas nos meses de março a maio de 2019, obteve-se 21 respostas de dois cursos, um do setor público e outro do privado. Para coleta de dados, foi utilizado um software online e gratuito específico para o uso de pesquisa, os questionários foram tratados usando metodologias distintas. A primeira na forma quantitativa, utilizando a plotagem de gráficos como respostas. A segunda na forma qualitativa, baseada no corpus textual em que se procedeu o uso da análise léxica e de palavras-chave, analise de similitude e nuvem de palavras. Nas universidades avaliadas, concluiu-se que não é realizada o uso de metodologias inovadoras em sala de aula. Ambiente em que o corpo docente possui total liberdade em sala quanto ao método de ensino a ser aplicado. Dessa maneira, cabe aos professores a decisão sobre o uso ou não dos métodos inovadores para o ensino e desenvolvimento dos alunos.

 

Palavras chave: métodos inovadores. ciências contábeis. professor. metodologias ativas.

 

ABSTRACT: Currently accounting has experienced significant changes, with updates and technological changes. As a result, more flexible and qualified accountants have been required for high performance. In order to identify the teaching methods most used by teachers in accounting courses in universities. In addition, analyze the innovative teaching initiatives practiced in the classroom, as well as explain the reasons that lead the teacher to practice or not such methodologies. A survey with open and closed questions was conducted in March, April and May 2019, and 21 responses were obtained from two courses, one from the public and one from the private sector. For data collection, we used a free online software specific for research use, the questionnaires were treated using different methodologies. The first in quantitative form, using graph plotting as answers. The second in qualitative form, based on the textual corpus in which the use of lexical and keyword analysis, similitude analysis and word cloud was used. In the evaluated universities, it was concluded that the use of innovative methodologies in the classroom is not performed. Environment in which the faculty has total freedom in class as to the teaching method to be applied. Thus, it is up to the teachers to decide whether or not to use innovative methods for teaching and developing students.

 

Keywords: innovative methods. accounting science. teacher. active methodologies

Biografia do Autor

Matheus Vinícius Santos de Moraes

Graduado em ciências contábeis pela Universidade Federal do Maranhão. 

Cléber Augusto Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em Administração Pública pela Universidade do Minho (Portugal). Membro pesquisador nos Centro de Investigação em Ciência Política (CICP/Uminho) e Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior (CIPES/UAveiro), ambos em Portugal. Professor Adjunto na Universidade Federal do Maranhão.

Hamilton Nogueira Makosky, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor Assistente na Universidade Federal do Maranhão.

Marcelo de Santana Porte, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Contabilidade pela Universidade do Minho e Universidade de Aveiro (Portugal). Professor Adjunto na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

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Publicado

2019-11-20