CONTRIBUIÇÃO DO ‘CORREDOR DE DESENVOLVIMENTO DA BEIRA’ NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: ESTUDO DO PORTO DA BEIRA E DO EIXO DE CIRCULAÇÃO RODOVIÁRIO PORTO DA BEIRA/INCHOPE, MOÇAMBIQUE.
Palavras-chave:
Corredor de desenvolvimento da Beira, população, desenvolvimento localResumo
Este estudo ainda na fase exploratória, enquadra-se no eixo temático “Territorialidades em Transfiguração” e tem como objectivo analisar a relação existente entre as actividades desenvolvidas pelo Corredor de Desenvolvimento da Beira e o desenvolvimento local, de modo a poder verificar em que medida elas têm contribuído para a melhoria das condições sócio-económicas da população do perímetro portuário e do eixo de circulação rodoviário Beira/Inchope. O estudo baseou-se na observação de campo acompanhados de registos fotográficos, análises bibliográfica, documental e cartográfica. Os resultados indicam que as principais actividades desenvolvidas pelo Porto da Beira são manuseamento de contentores, estiva, conferencia, recepção, armazenamento, pesagem e entrega de carga. Além do Porto, a zona portuária envolve os bairros adjacentes de Munhava-Matope e Pioneiros, onde a população desenvolve o comércio informal. Ao longo do eixo de circulação rodoviário Porto da Beira/ Inchope, identificou-se variadas infraestruturas sócio-económicas: 2 lodges, 2 restaurantes, 21 bombas de combustíveis, 2 portagens e 9 pólos comerciais que estruturam o eixo rodoviário: Bazar Filipe, Zona Económica Especial da Manga Mungassa, Inhamizua, Dondo, Mafambisse, Tica, Lamego, Nhamatanda e nó do Inchope, constituindo potencialidades para o desenvolvimento local bem como servindo aos camionistas em serviço de trânsito. De modo cauteloso, conclui-se que, apesar do maior fluxo rodoviário, elevado volume de carga em trânsito e desenvolvimento do comercio de base local, o Corredor de Desenvolvimento da Beira possui potencialidades para estimular o desenvolvimento local.
Palavras-chave: Corredor de desenvolvimento da Beira, população, desenvolvimento local.
Contribution of the 'Beira Development Corridor' to local development: study of the Porto da Beira and the Porto da Beira / Inchope road circulation axis, Mozambique.
Abstract:This study is still in the exploratory phase and fits into the thematic axis “Territorialities in Transfiguration” and aims to analyze the relationship between the activities developed by the Beira Development Corridor and local development, in order to verify to what extent have contributed to the improvement of the socio-economic conditions of the population of the port perimeter and of the Beira / Inchope roadway. The study was based on field observation accompanied by photographic records, bibliographical, documentary and cartographic analysis. The results indicate that the main activities developed by the Port of Beira are container handling, stowage, conferencing, reception, storage, weighing and delivery of cargo. In addition to Porto, the port area involves the adjacent districts of Munhava-Matope and Pioneiros, where the population develops informal commerce. Along the Porto / Beira / Inchope road circulation axis, a variety of socio-economic infrastructures were identified: 2 lodges, 2 restaurants, 21 fuel pumps, 2 tolls and 9 commercial hubs that structure the road axis: Bazar Filipe, Economic Zone Manga Mungassa Special, Inhamizua, Dondo, Mafambisse, Tica, Lamego, Nhamatanda and Inchope node, providing potential for local development as well as serving truck drivers in transit service. Cautiously, it can be concluded that, despite the higher road flow, high volume of cargo in transit and development of local base trade, the Beira Development Corridor has the potential to stimulate local development.
Keywords: Beira development corridor, population, local development.