MEIO AMBIENTE: CONHECER, PRESERVAR E CONSCIENTIZAR POR MEIO DA ARBORIZAÇÃO
Palavras-chave:
Degradação, Preservação, Conservação, Educação ambiental, EscolaResumo
RESUMO: Diante dos acelerados processos de degradação do Meio Ambiente há uma preocupação com o uso e conservação do mesmo, bem como, com a vidados seres existentes nele. O objetivo do trabalho foi analisar os saberes adquiridos pelos discentes, ao longo de sua formação educacional na educação básica, contribuindo para o enriquecimento desse saber com relação ao uso e conservação do meio ambiente, propondo práticas ecologicamente benéficas ao meio ambiente como a arborização. O trabalho foi realizado na Escola Justino Costa, no Município de Breves-PA, com a turma do nono ano do Ensino Fundamental. Consistiu em avaliar os conhecimentos prévios dos alunos, debater sobre o tema, reavaliar o efeito do trabalho, e arborizar a área externa da Escola. Os resultados obtidos por meio de questionários foram satisfatórios, demonstrando familiaridade dos educandos com o tema da palestra. Concluiu-se que, o espaço no qual os alunos convivem diariamente, contribuiu para enriquecimento de seus saberes, e que a teoria aliada à prática é primordial para a assimilação e problematização do tema, tendo maior possibilidade de promover a conscientização dos estudantes.
Palavras-chave: Degradação; Preservação; Conservação; Educação Ambiental; Escola.
ENVIRONMENT: KNOWING, PRESERVING AND AWARENESS THROUGH ORGANIZATION
ABSTRACT: Faced with accelerated processes of environmental degradation, there is a concern with its use and conservation, as well as with the life of the beings existing in it. The objective of this work was to analyze the knowledge acquired by the students, throughout their educational background in basic education, contributing to the enrichment of this knowledge in relation to the use and conservation of the environment, proposing ecologically beneficial practices such as afforestation. The work was realized at the Justino Costa School, in Breves-Pa, with the ninth grade class. It consisted of assessing, the student’s previous knowledge, discussion on the topic, reassess the effect of job, and afforest the outside area of the school. Results obtained through questionnaires were satisfactory, demonstrating the student’s familiarity with the theme. It was concluded that the space in the which students live daily contributed to enrichment of their knowledge, and that the theory combined with practice is primordial for the assimilation and problematization of the theme, having a greater possibility of promoting students awareness.
Keywords: Degradation, Preservation, Conservation, Environmental Education, School.