RECICLANDO PARA RECRIAR: EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE BREVES, ILHA DO MARAJÓ, BRASIL

Autores

  • Daniele Machado Machado Instituto Federal do Pará
  • João Gabriel dos Santos Alves Instituto Federal do Pará
  • Ana Clara Trindade Baia Instituto Federal do Pará
  • Marcelo Bruno dos Santos das Neves Instituto Federal do Pará
  • Ludmila de Freitas Instituto Federal do Pará
  • Ivanildo Amorim de Oliveira Instituto Federal do Pará
  • Jefferson dos Santos Marcondes Leite Instituto Federal do Pará

Palavras-chave:

Educação ambiental, Garrafa PET, Brinquedos, Crianças

Resumo

A produção excessiva de lixo no planeta é consequência de ações provocadas devido a problemática do consumismo desenfreado e falta de conscientização por parte da população. A reutilização de materiais recicláveis pode ser uma alternativa concreta e prática para desenvolver o processo de conscientização ambiental em crianças, sendo essencial a introdução de atividades de reutilização de materiais recicláveis na infância. Assim, o objetivo desse trabalho foi confeccionar brinquedos através de materiais recicláveis, proporcionando conhecimento e conscientização para a preservação do meio ambiente, no entorno do IFPA, Campus Breves. Este trabalho foi realizado no Instituto Federal do Pará, Campus Breves com as crianças do entorno. As oficinas tiveram por objetivo ensinar as crianças a confeccionar brinquedos e, posteriormente, a brincar com os brinquedos confeccionados por elas mesmas. Dentre os materiais utilizados estão garrafas pet, latas de leite, varal, cola, tesoura, EVA, sendo confeccionados vai-e-vem de garrafa PET, porta trecos e pé de lata. A análise dos resultados foi realizada observando a participação, envolvimento e interesse das crianças e se as mesmas conseguiram produzir seu próprio brinquedo, além de verificar se os recursos didáticos utilizados despertaram a curiosidade das crianças. Também foi realizado um questionário com os alunos envolvidos com o objetivo de avaliar a importância do projeto no seu crescimento profissional e o seu valor para a comunidade. Teve-se como resultado, que o projeto funcionou como um instrumento capaz de interferir no processo de ensino-aprendizagem no sentido de formar crianças conscientes e capazes de se integrar melhor com a sociedade, além de entender que a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente deve ser um processo contínuo. A apresentação dos temas citados e a possibilidade de construir os próprios brinquedos despertou a curiosidade das crianças e tendem a gerar frutos. Pode-se concluir que, além de conscientizar as crianças, foi possível fabricar brinquedos a partir de materiais de baixo custo, sendo esta uma ação com princípio educativo ambiental. Além disso, notou-se a satisfação dos alunos em participar das oficinas com a comunidade.

Palavras-chave: Educação ambiental. Garrafa PET. Brinquedos. Crianças.

 

RECYCLING TO RECREATE: ENVIRONMENTAL EDUCATION BY MAKING TOYS WITH RECYCLABLE MATERIALS IN BREVES, MARAJÓ ISLAND, BRAZIL

ABSTRACT: The excessive production of garbage on the planet is a consequence of actions due to the problem of unbridled consumerism and the lack of awareness on the part of the population. The reuse of recyclable materials can be a concrete and practical alternative to develop the process of environmental awareness in children and it is essential to introduce activities to reuse recyclable materials. Thus, the objective of this work was to make toys through recyclable materials, providing knowledge and awareness for the preservation of the environment, around IFPA, Campus Breves. This work was carried out at the Federal Institute of Pará, Campus Breves with the surrounding children. The workshops included teaching children how to make toys and then playing with toys made by themselves. Among the materials used are pet bottles, milk cans, clothes line, glue, scissors, EVA, being made from the back and forth of PET bottle, door shanks and can foot. The analysis of the results was carried out observing the participation, involvement and interest of the children and if they were able to produce their own toy, besides verifying if the didactic resources used aroused the curiosity of the children. A questionnaire was also carried out with the students involved in the project in order to evaluate the importance of the project in its professional growth. As a result, the project worked as an instrument capable of interfering in the teaching-learning process in order to educate children who are aware and able to integrate better with society, in addition to understanding that the importance of recycling and preservation environment must be a continuous process. The presentation of the themes mentioned and the possibility of constructing the toys themselves aroused children's curiosity and tended to bear fruit. It can be concluded that in addition to making children aware, it was possible to manufacture toys from low-cost materials, which is an action with an environmental educational principle. In addition, students' satisfaction with participating in community workshops was noted.

Keywords: Environmental education. Pet bottle. Toys. Children.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Machado Machado, Instituto Federal do Pará

Aluna do curso Técnico em Saneamento do Instituto Federal do Pará- Campus Breves- PA

João Gabriel dos Santos Alves, Instituto Federal do Pará

Aluno do curso Técnico em Saneamento do Instituto Federal do Pará- Campus Breves- PA.

Ana Clara Trindade Baia, Instituto Federal do Pará

Aluna do curso Técnico em Saneamento do Instituto Federal do Pará- Campus Breves- PA.

Marcelo Bruno dos Santos das Neves, Instituto Federal do Pará

Aluno do curso Técnico em Saneamento do Instituto Federal do Pará- Campus Breves- PA.

Ludmila de Freitas, Instituto Federal do Pará

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico – EBTT do Instituto Federal do Pará- Campus Breves- PA.

Ivanildo Amorim de Oliveira, Instituto Federal do Pará

Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico – EBTT do Instituto Federal do Pará- Campus Breves- PA.

Jefferson dos Santos Marcondes Leite, Instituto Federal do Pará

Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico – EBTT do Instituto Federal do Pará- Campus Breves- PA.

Downloads

Publicado

2019-11-20