A AULA DE FÍSICA MATERIALIZADA EM NARRATIVAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA
Resumo
RESUMO: Pensar a escola de educação básica como local prioritário de realização do estágio e o lócus da formação docente é refletir sobre a importância desse espaço na constituição da identidade docente e no exercício da profissão. Ao mesmo tempo, remete a pensar a responsabilidade das disciplinas de estágio e dos projetos que envolvem licenciandos nos cursos de formação de professores. O que move esse estudo é a busca por compreender o que ocorre nas situações de realização do estágio supervisionado de licenciandos de Física no contato com aulas de Física de uma escola pública. Ou seja, que sentidos emergem da análise de narrativas de futuros professores de Física em relação ao ensino de Física que é desenvolvido em uma escola pública? A pesquisa é de natureza qualitativa e ocorreu no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado I, de um curso de Licenciatura em Física, na qual estavam matriculados sete licenciandos. Toda a vivência proporcionada pelo estagiário era narrada em situação de observação, monitoria, projetos, entre outros. As narrativas compunham o relatório de estágio, o qual foi utilizado como corpus da presente análise. Para análise de dados foi utilizado o referencial da Análise de Discurso francesa de Michel Pecheux divulgado no Brasil por Eni Orlandi. Os resultados mostram que, por meio do discurso do licenciando, materializado na narrativa de estágio, este vai para além de um convênio de estágio, de cumprimento de horas de estágio, mas de como está ocorrendo a parceria Universidade-Escola, que quando é efetiva oportuniza que ambas as formações ocorram, inicial e continuada; que o estagiário vivencia muitas situações que dialogam com inúmeras funções que o professor pode vir a desempenhar no exercício da profissão, que ultrapassam o limite do saber disciplinar, como as aqui relatadas: contextos sociais e familiares de alunos e estrutura e organização da escola e sua relação com a sala de aula. Nesse sentido, saber como lidar com situações como esta não estão em pauta na sua formação, no currículo de forma direta, mas perpassam por esta provendo teorias que podem e devem ser buscadas ao dialogar com a prática exercitando a necessária práxis docente.
Palavras-chave: Estágio supervisionado; formação inicial de professores; narrativas; análise de discurso; sentido.
PHYSICS CLASS MATERIALIZED IN SUPERVISED INTERNSHIP NARRATIVES OF FUTURE PHYSICS TEACHERS
ABSTRACT: To think of the primary school as a priority place for the internship and the locus of teacher education is to reflect on the importance of this space in the constitution of the teaching identity and in the exercise of the profession. At the same time, it refers to the responsibility of internship disciplines and projects involving undergraduates in teacher training courses. What drives this study is the search to understand what happens in the situations of conducting the supervised internship of physics graduates in contact with physics classes of a public school. That is, what meanings emerge from the narrative analysis of future physics teachers regarding the teaching of physics that is developed in a public school? The research is qualitative in nature and took place within the scope of Supervised Internship I, a Physics Degree course, in which seven undergraduates were enrolled. All the experience provided by the intern was narrated in a situation of observation, monitoring, projects, among others. The narratives were part of the internship report, which was used as the corpus of the present analysis. For data analysis we used Michel Pecheux's French Discourse Analysis framework published in Brazil by Eni Orlandi. The results show that, through the student's discourse, materialized in the internship narrative, this goes beyond an internship agreement, the fulfillment of internship hours, but how the University-School partnership is taking place, which when effective provides opportunities for both initial and continuing training to take place; that the trainee experiences many situations that dialogue with numerous functions that the teacher may perform in the exercise of the profession, which exceed the limit of disciplinary knowledge, as reported here: social and family contexts of students and structure and organization of the school and its relationship with the classroom. In this sense, knowing how to deal with situations such as this are not at issue in its formation, in the curriculum directly, but go through it providing theories that can and should be sought when dialoguing with practice exercising the necessary teaching praxis.
Keywords: Supervised internship; initial teacher training; narratives; discourse analysis; sense.