NATUREZA DA CIÊNCIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Ensino de ciências, Visões deformadas de ciência, EpistemologiaResumo
RESUMO: A compreensão crítica de conceitos da ciência tem papel fundamental na formação dos cidadãos, a partir dessa compreensão os estudantes poderão se apropriar de concepções mais adequadas do conhecimento científico. Visões tradicionais da ciência, que refletem “a cultura científica comum”, naturalizada no ensino de ciências, deram status ao conhecimento científico, tornando-o sinônimo de conhecimento verdadeiro e irrefutável. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é apresentar um estudo sobre concepções da ciência tendo como base a epistemologia de Thomas Kuhn, Gaston Bachelard e Karl Popper. Embora seus estudos divirjam em certos pontos, é consenso entre esses epistemólogos a crítica ao método científico, como único método de produzir conhecimento, às concepções empírico indutivistas da ciência e ao positivismo lógico. Esse estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado que trata sobre a natureza da ciência. Embora esses estudos datem do século passado, ainda carecem de atenção. Esperamos que essas reflexões possam contribuir para a tomada de consciência dos atores do processo educacional, promovendo atitudes reflexivas sobre obstáculos epistemológicos e visões estereotipadas da ciência evitando que se perpetuem no processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino de ciências; Visões deformadas da ciência; Epistemologia.
ABSTRACT: Critical understanding of science concepts plays a fundamental role in the formation of citizens, from this understanding students can appropriate more adequate conceptions of scientific knowledge. Traditional views of the science that reflect “the common scientific culture”, naturalized in science teaching, have given status to scientific knowledge, making it synonymous with true and irrefutable knowledge. In this context, the objective of the present work is to present a study about conceptions of science based on the epistemology of Thomas Kuhn, Gaston Bachelard and Karl Popper. Although their studies differ on certain points, it is common ground among these epistemologists for criticism of the scientific method as single method of producing knowledge, inductivist empirical conceptions of science, and logical positivism. This study is part of a master’s research that deals with the nature of science. Although these studies date from the last century, they still lack attention. We hope that these reflections can contribute to the awareness of the actors of the educational process, promoting reflective attitudes about epistemological obstacles and stereotyped views of science, avoiding their perpetuation in the teaching-learning process.
Keywords: Science teaching; deformed visions of science; Epistemology.