A GESTÃO PÚBLICA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autores

  • Jardel Costa Queiroz EMATER- PARÁ
  • Maria Aucilene Conde de Moraes Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) do Estado do Pará
  • Marcos Lázaro De Souza Albuquerque Universidade Federal do Pará -UFPA

Resumo

Este trabalho compreende um relato reflexivo feito a partir da observação de práticas educativas voltadas para a gestão e o funcionamento de uma escola da rede pública de ensino da Amazônia, que tem mais de cem anos de existência, a E.E.E.F.M. Monsenhor Mancio Ribeiro, localizada na sede do município de Bragança, no nordeste do Estado do Pará. Voltada para a formação do professor de matemática, esta investigação foi realizada durante o mês de janeiro de 2016, durante o período da disciplina de estágio curricular supervisionado I, do curso de licenciatura plena em matemática do PARFOR/UFPA. Esta pesquisa tomou como referência a teoria da educação dialógica de Paulo Freire segundo a qual o processo de aprendizagem se dá através do meio em que vivemos e vivenciamos com os outros, pois é onde os conhecimentos são aprendidos, os objetos são entendidos, as experiências são compartilhadas, e as práticas são repassadas. Antes de se tornar um professor, o graduando de licenciatura em matemática inicia seus estágios na escola para aprender suas técnicas de atendimento e práticas de gestão, para bem começar a desenvolver o início de sua carreira profissional. Além de adquirir conhecimentos e habilidades de todo o funcionamento e o trabalho desenvolvido na escola, como questões rotineiras e administrativas que afetam o ensino, o período de estágio também promove uma formação humana para a vida toda. Ao longo desse percurso formativo e profissionalizante, o graduando em matemática passa a compreender todos os serviços da escola, além de perceber a importância de seus profissionais para a sua gestão e desempenho. Os resultados da pesquisa mostram a importância que o diálogo tem entre as áreas e setores da instituição escolar, entre os profissionais e estudantes, entre a escola e a comunidade, para torná-la integrada como unidade de gestão escolar pública de qualidade. Organizado em três partes fundamentais, o trabalho traz na primeira delas a sua introdução, onde se mostram as suas influências teóricas, antes de serem explicadas as ideias e razões que fundamentaram esta pesquisa. Em seguida, na segunda parte, a metodologia expressa, de maneira clara e objetiva, como se deu o desenvolvimento do trabalho. Na terceira e última parte, encontram-se os termos conclusivos da investigação científica realizada.

 

Palavras-chave: Educação matemática. Estágio curricular supervisionado. Gestão escolar pública de qualidade. Formação do professor de matemática.

 


 

 

 

 

ABSTRACT : This work comprises a reflective report made from the observation of educational practices aimed at the management and operation of a school of the public teaching system of the Amazonia, which has more than one hundred years of existence, E.E.E.F.M. Monsenhor Mancio Ribeiro, located at the headquarters of the municipality of Bragança, in the northeast of the State of Pará. Aimed at the formation of the mathematics teacher, this research was carried out during the month of January 2016, during the period of supervised curricular internship I, of the PARFOR / UFPA graduation full course in mathematics. This research took as reference the theory of dialogic education of Paulo Freire according to which the learning process takes place through the environment in which we live and experience with others, because it is where knowledge is learned, objects are understood, experiences are shared, and practices are passed on. Before becoming a teacher, the undergraduate degree in mathematics begins its internships at school to learn their attendance techniques and management practices, to well start developing the beginning of their professional career. In addition to acquiring knowledge and skills from all of the functioning and work developed in school, such as routine and administrative issues affecting teaching, the internship period also promotes a human lifelong training. Throughout this formative and professional career, the graduate in mathematics begins to understand all the services of the school, in addition to realizing the importance of its professionals for its management and performance. The results of the research show the importance of the dialogue between the areas and sectors of the school institution, between professionals and students, between the school and the community, to make it integrated as a quality public school management unit. Organized in three fundamental parts, the work brings in the first of them its introduction, where its theoretical influences are shown, before being explained the ideas and reasons that grounded this research. Then, in the second part, the methodology expresses, in a clear and objective way, how the work was developed. In the third and last part, are the conclusive terms of the scientific investigation carried out.

Keywords: Mathematical education. Supervised internship. Quality public school management. Teacher training in mathematics.

 

Downloads

Publicado

2019-06-30