CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: INTERLOCUÇÃO ENTRE A TEORIA E A LITERATURA DE CORDEL
Resumo
Nesse artigo é apresentado um recorte da pesquisa de abordagem qualitativa realizada sobre a construção/reconstrução da identidade docente em um contexto de Educação de Jovens e Adultos no meio rural. O objetivo é compreender quais elementos contribuem para a construção da identidade docente e como esses elementos refletem nas práticas pedagógicas de professores da EJA em contextos da educação rural. Para tanto foi realizada uma interlocução entre a literatura de cordel e autores que discutem identidade e identidade docente. Ao relacionar a literatura de cordel à construção da identidade do professor da EJA no contexto de educação no campo e com as discussões teóricas sobre identidade, é possível constatar que a identidade vai se construindo a partir da interação que as pessoas estabelecem com os outros atores sociais e com o contexto que vivem e trabalham. Foi possível constatar que investigações nesse contexto são necessárias pois podem contribuir e fomentar a discussão sobre a realidade educacional na Educação de Jovens e Adultos e o meio rural.
Palavra-chave: Educação. Agrovila. Educação de Jovens e Adultos.
ABSTRACT
This article presents a qualitative approach research on the construction / reconstruction of the teaching identity in a context of Youth and Adult Education in rural areas. The objective is to understand which elements contribute to the construction of the teacher identity and how these elements reflect in the pedagogical practices of EJA teachers in contexts of rural education. For this purpose, an interlocution between cordel literature and authors discussing identity and teaching identity was carried out. By relating the cordel literature to the construction of the EJA teacher's identity in the context of education in the field and with the theoretical discussions about identity, it is possible to verify that identity is being built based on the interaction that people establish with other social actors and with the context they live and work. It was possible to verify that investigations in this context are necessary because they can contribute and foment the discussion on the educational reality in the Education of Youths and Adults and the rural environment.
Keyword: Education. Agrovila. Youth and Adult Education.