A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, NO PERÍODO DE 2012 A 2017: AVANÇOS E DESAFIOS

Autores

  • Maria Aparecida Dos Santos Pereira Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
  • Maria de Fátima Matos de Souza PPGE Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA
  • Renato Pinheiro da Costa Docente da UFPA/Campus de Altamira; Líder do Grupo de Pesquisa HISTEDBR/SECÇÃO ALTAMIRA-PA
  • Regina Celi Alvarenga de Moura Castro Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira-PA

Resumo

RESUMO: Nesse artigo são apresentados resultados da pesquisa sobre a promoção da política de educação de tempo integral desenvolvida no estado do Pará e seus desdobramentos na oferta desse modelo educacional nos municípios paraenses. Está fundamentada no método de pesquisa bibliográfica dando ênfase às fontes documentais, com o recorte temporal referente ao período compreendido entre os anos de 2012 a 2017, a fim de responder ao seguinte problema: os investimentos em educação de tempo integral no Estado do Pará têm correspondido ao atendimento da Meta do Plano Nacional de Educação 2014 a 2024? Diante dos resultados e das discussões suscitadas chegamos ao entendimento que as incursões da administração pública não têm promovido políticas públicas que visem a implantação da educação de tempo integral no estado, o que indica que até o fim do prazo estabelecido, 2024, o estado do Pará não atingirá a Meta 6 do Plano Nacional de Educação.

 

Palavras-Chave:  Tempo Integral. Mais Educação. Políticas Públicas.

 

 

ABSTRACT: In this article we present results of the research on the promotion of the policy of full time education developed in the state of Pará and its unfolding in the offer of this educational model in the municipalities of Pará. It is based on the method of bibliographical research emphasizing the documentary sources, with the temporal cut of the period from 2012 to 2017, in order to answer the following problem: investments in full-time education in the State of Pará have corresponded to meet the goal of the National Education Plan 2014 to 2024? In the light of the results and the discussions, we arrive at the understanding that the incursions of the public administration have not promoted public policies aimed at implementing full-time education in the state, which indicates that by the end of the established term, 2024, the state of Pará will not meet Goal 6 of the National Education Plan.

 

Key words: Integral Time. More Education. Public policy.

 

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Matos de Souza, PPGE Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista; Docente da UFPA/Campus de Altamira; Líder do Grupo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação da Educação Básica; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Renato Pinheiro da Costa, Docente da UFPA/Campus de Altamira; Líder do Grupo de Pesquisa HISTEDBR/SECÇÃO ALTAMIRA-PA

Doutor em Educação; Docente da UFPA/Campus de Altamira; Líder do Grupo de Pesquisa HISTEDBR/SECÇÃO ALTAMIRA-PA; Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Currículo-NEPEC

Regina Celi Alvarenga de Moura Castro, Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira-PA

Docente da UFPA/Campus de Altamira.

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Publicado

2019-06-29