DOSSIÊ LINGUAGENS, SABERES E SOCIOBIODIVERSIDADE NA AMAZÔNIA

Autores

  • César Martins De Souza

Palavras-chave:

Linguagens, saberes, cultura, Amazônia

Resumo

César Martins Souza

Kátia Barros Santos

Karla da Conceição Ferreira

Karla Juliana da Silva Oliveira

Ketno Lucas Santiago

Lívia Alencar Pacífico Tavares

Marcos Murelle Azevedo Cruz

 

A Revista Educamazônia tem a honra de apresentar o dossiê “Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia”, que reúne trabalhos selecionados a partir das pesquisas apresentadas no I Seminário Internacional Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia, realizado na Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança, no período de 04 a 08 de dezembro de 2018.

Para dar visibilidade aos resultados das pesquisas comunicadas no evento, construímos um regime de colaboração com dois importantes periódicos bem avaliados em áreas estratégicas para o fortalecimento da pós-graduação na Amazônia. Trata-se da Nova Revista Amazônica do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia da Universidade Federal do Pará e da Educamazônia, periódico científico da Universidade Federal do Amazonas, e os trabalhos aí dispostos estão organizados em 2 (dois) volumes.

O seminário teve como objetivos aprofundar debates acadêmicos sobre temas amazônicos, construir diálogos entre os grupos de pesquisa ligados ao Programa de Pós Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) e em colaboração com outras instituições de pesquisa, mediante parcerias importantes para consolidação de espaços de pesquisas acadêmicas na região amazônica; possibilitar espaços para socialização de trabalhos acadêmicos produzidos no PPLSA, nos grupos de pesquisa e em outros espaços ligados ou não a PPGs e visibilizando a atualidade do debate sobre a condição da Pós-Graduação e da pesquisa na Amazônia, bem como sobre propostas futuras quanto a linhas de pesquisa, grupos de pesquisa e projetos integrados.

Os textos aqui apresentados possuem a região amazônica como alicerce de diálogo: suas representações, léxico, práticas educacionais e saberes arraigados que constituem as identidades, culturas e fortalecem as populações que habitam o seu território. Neste sentido, expandindo seus estudos a um número maior de interessados, a fim de possibilitar trocas entre pesquisadores seguindo uma abordagem interdisciplinar. 

A riqueza das produções aqui apresentadas expressa um esforço coletivo segundo a qual a Revista Educamazônia se consolidou como um importante periódico que dialoga sobre diversas temáticas, proporcionando espaços de reflexão e debate sobre a Amazônia, em que permite um impacto sobre a educação básica, pois invariavelmente traz textos que reúnem em parceria, trabalhos de pesquisadores de instituições sediadas em diversos lugares do Brasil e do mundo, refletindo sobre aspectos fundamentais para pensar a educação sob diferentes ângulos.

Ao mesmo tempo, como os textos mergulham em temáticas comuns às diferentes populações amazônicas, permitem que profissionais atuantes diretamente na educação básica, possam ter um material de referência, fruto de pesquisas produzidas na região, sobre ela mesma. De fato, o presente número é fruto do trabalho de organização coletivo de uma equipe preocupada em problematizar sobre as demandas, anseios e o cotidiano de populações amazônicas, cada vez mais colocadas ante do desafio de pensar o seu futuro sem esquecer suas tradições e seu presente.

Esperamos que o (a) leitor (a) possa encontrar nesta publicação que reúne tantos trabalhos nas mais diversas expressões do conhecimento humano, uma importante contribuição. Assim, passamos do cordel às outras produções literárias, da educação do campo à educação indígena, urbana, sempre com o olhar arguto de pesquisadores e pesquisadoras que buscam compreender a região e fazendo um mergulho em diferentes abordagens. Migração negra, narratologia, teatro, pajelança, arte indígena, problemáticas ambientais, temas que estão presentes nesta diversidade de textos que possibilitam compreender cada vez mais a Amazônia, com suas diferentes linguagens, saberes e sociobiodiversidade.

Organizadores

Arquivos adicionais

Publicado

2019-06-29