ELES PENSAM QUE A ESCOLA É O LUGAR ONDE SE EDUCA AS CRIANÇAS
DIÁLOGOS SOBRE O APRENDER NA EXPERIÊNCIA COTIDIANA
Palavras-chave:
Saberes, Guarani, Tupi Guarani, .“Educação da atenção”, EscolaResumo
Este texto propõe uma reflexão sobre “estar no mundo Guarani” e seus modos de conhecer, entendidos como algo que se estabelece e se constitui na prática da vida cotidiana. Nesse sentido, a circulação dos saberes entre os Guarani assemelha-se ao que Tim Ingold (2010) denominou de “educação da atenção” (enskillment), onde a percepção é fundamental para a edificação de uma forma de apreender que envolve as experiências vividas. A sugestão é refletir a respeito de como os Guarani constroem o seus modos de vida consoantes ao ambiente, com base na antropologia do conhecimento, da noção de engajamento e da proposta analítica “organismo-pessoa” de Ingold. O texto busca, ainda, trazer uma abordagem sobre qual o lugar da educação escolar em todo esse processo, tendo como foco os Tupi Guarani (uma das parcialidades guarani) que vivem na aldeia Renascer em Ubatuba-SP.