DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE BORRACHARIAS NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ -AM

Autores

  • Dayanne Souza Carvalho Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Keith Soares Valente Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Amazonino Lemos Castro Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Palavras-chave:

resíduos sólidos, borracharias, pneus, impacto ambiental

Resumo

O aumento da produção de resíduos sólidos, como os pneumáticos inservíveis, por meio do crescimento populacional, desenvolvimento econômico e tecnológico, urbanização e a consequente disposição inadequada têm ocasionado impactos socioambientais. O que torna necessária a implantação de sistemas de gestão ambiental em empreendimentos utilizando como ferramenta o diagnóstico ambiental com a elaboração de um plano de gerenciamento, de forma que atenda a legislação vigente. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar as etapas de gerenciamento de borracharias no município de Humaitá - AM, analisando aspectos relativos à legislação ambiental e geração de resíduos, propondo possíveis alternativas de reaproveitamento dos pneumáticos inservíveis. Para tanto, foram realizadas as seguintes etapas: revisão bibliográfica, identificação e seleção de borracharias, elaboração e aplicação de questionários aos proprietários, georreferenciamento dos estabelecimentos com o objetivo de criar um mapa temático, análise e interpretação de dados coletados. A pesquisa de campo foi feita em 18 estabelecimentos e todos não apresentam um sistema de gestão ambiental, com supervisão prioritária da Vigilância Epidemiológica em decorrência de casos de dengue, a maioria não possui licença ambiental e grande parte dos proprietários desconhecem a legislação ambiental referente, principalmente, aos pneus, apesar de demonstrarem, predominantemente, preocupação com o meio ambiente. Há falhas quanto aos procedimentos adequados de pneumáticos e lubrificantes desde o armazenamento até a destinação final, o que pode ocasionar impactos ambientais negativos, afetando também a saúde da população. É necessário que haja ações eficientes na busca por melhorias, obtendo benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Biografia do Autor

Dayanne Souza Carvalho, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Engenheira Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas – IEAA/UFAM. Avenida Transamazônica, 2622, Humaitá, AM. CEP: 69800-000. E-mail: dayannesouzacarvalho@hotmail.com.

Keith Soares Valente, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Professora do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Rua 29 de Agosto, 786, Humaitá, AM. CEP: 69800-000. E-mail: keith.ufam@gmail.com.

Amazonino Lemos Castro, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Professor do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Rua 29 de Agosto, 786, Humaitá, AM. CEP: 69800-000. E-mail: alcastro@ufam.edu.br.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-29