A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA ABORDAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
educação ambiental, Ensino de ciências, Estratégias educativasResumo
Acredita-se que a inclusão de estratégias educativas pode direcionar o aluno, por meio de um conhecimento ativo e participativo, a real compreensão de Educação Ambiental. O presente estudo objetivou relatar as atividades desenvolvidas, expectativas e limitações vivenciadas durante a abordagem de um tema transversal em duas séries do 9º ano do ensino fundamental de uma escola localizada no município de Humaitá - AM. Para tanto, propôs-se uma abordagem diferenciada do tema “Meio Ambiente”, por meio da formação de grupos de estudo e da utilização de um jogo didático como alternativa de abordagem do tema transversal no ensino de Ciências Naturais. A formação de grupos de estudos para a abordagem do tema transversal se mostrou eficaz ao aprendizado dos jovens que não recusaram a participação no debate. O uso do jogo didático proporcionou a reconstrução do conhecimento e participação ativa do aluno, também, permitiu compreensão de que a Educação Ambiental não pode ser tratada como um tema a parte a educação do aluno. Assim, considera-se que a abordagem diferenciada de temas transversais como a Educação Ambiental tendem a somar ao aprendizado dos educandos de modo a motivá-los a adotarem uma postura consciente sobre as questões socioambientais.