SUSTENTABILIDADE E O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Ensino de programação, Sustentabilidade. Modelos híbridos, InterdisciplinaridadeResumo
Este artigo apresenta a tendência de modelos híbridos no uso de tecnologias digitais, que compreende a fusão dos modelos presenciais, e-learning e m-leaning para a solução de problemas de aprendizagem nas disciplinas que envolvem a Programação de Computadores. Mostra também como a interdisciplinaridade está intrínseca ao processo de ensino-aprendizagem de linguagem de programação de computadores. Com base em modelos híbridos, analisa-se uma proposta de solução para as dificuldades de aprendizagem nestas disciplinas, com um modelo que envolve a sala de aula, AVA, Computação em nuvem e dispositivos móveis, favorecendo para um currículo baseado na sustentabilidade, considerando que a pratica de computação em nuvem vem sendo considerada uma forma de TI Verde. Neste artigo não se pretende anunciar que modelos híbridos podem ser a solução para o ensino de programação de computadores, mas afirma-se que eles podem ser uma saída para minimizar o alto índice de reprovação e evasão nesta área do conhecimento, portanto, merece mais estudos. Ficou evidente, após a revisão da literatura que subsidiou as reflexões neste texto, que a natureza dos sistemas híbridos de ensino aprendizagem que integra como estratégias didáticas a sala de aula, e-learning e m-learnig, requer um conhecimento interdisciplinar.