OS JOGOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DA UTILIZAÇÃO DO LEGO®

Autores

  • Elizabeth dos Santos Lasmar Filha dos Santos Lasmar Filha FAMETRO
  • Érika Lins de Amorim dos Santos
  • Mourão Júnior de Assis Mourão Júnior
  • Suelânia Cristina Gonzaga Figueiredo

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Lego®, Universidade

Resumo

Os jogos no processo de ensino-aprendizagem universitário constituem-se no objeto de estudo desse artigo. O objetivo geral dessa pesquisa foi demonstrar a aplicabilidade dos jogos Lego® como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem na universidade no curso de logística de uma universidade privada na cidade de Manaus. Quanto à metodologia, trata-se de um artigo elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, que visou apresentar como o lúdico interage no contexto do ensino superior como ferramenta das ações pedagógicas, que podem ser viabilizadas no processo ensino-aprendizagem. No que se refere à relevância da discussão do tema e ao amparo teórico, ressalta-se que, já existe uma produção bibliográfica sobre a aplicabilidade e eficácia dos jogos no processo de ensino-aprendizagem nas universidades. Como resultados pode-se destacar que, a aplicação da dinâmica com os brinquedos de montar Lego® com os alunos de graduação do curso de logística da Universidade X, mostrou-se adequada ao ensino da disciplina Planejamento e Controle da Produção (PCP), sendo que esta dinâmica passou a ser um recurso de ensino adicional dentro do curso de logística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Edição

Seção

Artigos