ECOS DO RACISMO NA AMAZÔNIA
DESAFIOS DO ENSINO PARA SUPERAÇÃO DA DÍVIDA HISTÓRICA DE RESPEITO E CIDADANIA PARA TODOS OS BRASILEIROS
Palavras-chave:
Racismo, Ensino de humanidades, Respeito, Traumas psicossociais, Cidadania, Injustiça social e histórica, Humaitá-AMResumo
Toda pessoa por sua condição humana possui um espírito livre tendo um legado único para a humanidade. A invenção do racismo pelo capitalismo, visando explorar o trabalho de uma grande parte da humanidade, em benefício de uma minoria, foi e é uma violência histórica que precisa ser desmascarada e superada inclusive no Brasil. O texto é um estudo etnográfico que demonstra como os traumas vividos por escravizados na região de Humaitá-AM, impactam sobre o bem estar psicossocial de descendentes conscientes dos sofrimentos de seus antepassados, e que vivenciam traumas do racismo na atualidade. O racismo é um fato que ocorre mesmo ao arrepio da legislação vigente, sendo praticado em todas as esferas sociais. O estudo conclui que é preciso fortalecer no currículo escolar e nas vivencias sociais, a verdade sobre as causas do racismo, sua indignidade, injustiça histórica e humana que impacta negativamente sobre a construção da identidade cidadã nacional, onde o exercício da cidadania ainda não é uma realidade para todos em especial negros e indígenas.