EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

A percepção dos educadores do ensino médio do município de Santarém - Pará

Autores

  • Geisa Santos De Souza Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA
  • Maria de Fátima Matos de Souza Universidade Federal do Pará, Campus Altamira

Palavras-chave:

Meio ambiente, Educação ambiental, Educação socioambiental, Desenvolvimento sustentável

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de analisar como a Educação Socioambiental é percebida por educadores de escola pública de ensino médio do município de Santarém – PA. A proposta metodológica desta pesquisa foi de cunho qualitativo/quantitativo, compreendida como um estudo de caso a partir de uma abordagem epistêmica. A técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário, o qual foi aplicado junto a 23 profissionais da educação de uma escola pública de ensino médio.A pesquisa foi desenvolvida tendo como aspecto principal a Relação Meio Ambiente, Educação Ambiental e Educação Socioambiental. A partir dos dados coletados foi possível diagnosticar sob a ótica desses profissionais o conhecimento que possuem sobre asações e/ou projetos voltados à educação socioambiental desenvolvido na escola, identificando a percepção que possuemsobrea interrelação entre responsabilidade socioambiental e desempenho nas práticas de ensino desenvolvida na escola.Os resultados apontam que os educadores são relativamente conscientes no que diz respeito à educação socioambiental, mas ao mesmo tempo, demonstrouque possuem pouco domínio em nível de sensibilização quanto à integração metodológica entre meio ambiente, escola e sociedade, considerando a dimensão e importância da temática. Finalizamos chamando a atenção para que a temática faça parte do currículo da escola, haja vista que a Educação Ambiental é um tema transversal, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

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Publicado

2017-11-23

Edição

Seção

Artigos