ENSINO COMPARADO: A INFLUÊNCIA DO ENSINO TRANSGERACIONAL NAS PRÁTICAS E SABERES TRADICIONAIS: VISÕES DE DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES EM CONTEXTOS CULTURAIS DIVERSIFICADOS (GUINÉ-BISSAU E BRASIL)

Autores

Resumo

Este parte de uma investigação mais ampla (PPGECH-UFAM/CAPES) artigo discorre sobre a significativa influência do ensino transgeracional na preservação e valorização dos saberes e práticas tradicionais, especialmente em contextos educacionais diversificados, com foco principal na Guiné-Bissau e no Brasil. Através de uma revisão bibliográfica e abordagem autoetnográfica, analise a relevância da transmissão geracional de conhecimentos como elemento fundamental para a formação de identidades culturais e a promoção de uma educação mais abrangente e contextualizada. O ensino transgeracional é analisado em sua capacidade única de incluir saberes ancestrais ao currículo escolar, criando o necessário diálogo entre culturas e aumentando a motivação geral dos estudantes. O estudo também analisa desafios como a predominância de línguas e valores ocidentais nos currículos, e enfatiza claramente a importância de políticas educacionais que reconheçam e valorizem a diversidade cultural. Conclui-se que a integração de saberes ancestrais no ensino formal solidifica a relação entre passado, presente e futuro, tipificando o processo educacional e contribuindo para um progresso sustentável e intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ussumane Baldé, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Bacharelado na Unidade Escolar Superior de Educação “17 de fevereiro” (ESE) Bacharel em Educação. Professor de ensino básico (EB). Mestrando em Ensino de Ciências e Humanidades; PPGECH-UFAM, Bolsista CAPES

Suely Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Licenciada em Pedagogia (UNIR, 1987), Doutora em Psicopedagogia (UDC, Espanha, 2004) –Docente Universidade Federal do Amazonas –UFAM (2006-atual), atuando na graduação e pós-graduação.

Antônio Alone Maia, UniRovuma

Doutor em antropologia, USP Docente na UniRovuma, Moçambique; Docente visitante estrangeiro PPGECH-UFAM – Coorientador.

Downloads

Publicado

2025-01-01