Percepção dos alunos da rede pública de ensino de Cruzeiro do Sul – Acre, sobre o ambiente aquático

Autores

  • Lucena Rocha Virgílio Universidade Federal do Acre
  • JOSILEIDE DE FARIAS Universidade Federal do Acre
  • David Gabriel Araújo de Oliveira Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Ambiente Aquático, Ensino Médio, Educação Ambiental.

Resumo

A ausência de pesquisas na região do Vale do Juruá voltadas para os recursos hídricos e sua relação com as comunidades, acarreta uma deficiência de dados que podem contribuir na promoção de Educação Ambiental para os ambientes aquáticos de forma participativa e transdisciplinar, que possam aprimorar o sentido de importância dos rios, lagos e igarapés para as comunidades. O presente estudo tem se propôs analisar a percepção aquática de alunos de duas escolas estaduais de ensino médio do município de Cruzeiro do Sul, estado do Acre, localizado na Amazônia Ocidental Brasileira, e sua interação com o ambiente aquático. O desenvolvimento das atividades ocorreu com a confecção de gravuras pelos alunos afim de demonstrar suas interações com o ambiente aquático da região, e para o qual foram considerados parâmetros com elementos que indiquem formas de interação com o meio aquático, componentes bióticos, componentes abióticos e componentes antrópicos. Ao analisar as interações dos alunos com os ambientes aquáticos presentes, observou-se que rios, lagos e igarapés da região são conhecidos pelos estudantes como um ambiente no qual eles podem utilizar em favor de sua diversão ou entretenimento, sendo assim, representado como uma forma de lazer ou ponto turístico. Os resultados obtidos neste trabalho podem auxiliar nas ações de Educação Ambiental, no que condiz ao ambiente aquático no âmbito escolar, podendo ser promovidos de forma participativa e transdisciplinar com as comunidades e seu modo de vida, e uso sustentado dos recursos hídricos.

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Publicado

2025-01-01