ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: AS CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ
Resumo
O presente trabalho traz uma discussão a partir das reflexões oriundas de leituras realizadas que versam sobre Alfabetização Científica, debatendo-a sob a perspectiva de suas contribuições para o contexto da Educação Básica, sobretudo, no que tange ao ensino de Ciências voltado para uma formação cidadã. As reflexões partiram do embasamento teórico de pesquisadores da temática Alfabetização Científica (Sasseron, 2015; Carvalho, Gil-Perez, 2011; Lorenzetti, Delizoicov, 2001; Cachapuz, 2005; Chassot, 2016). Ao final da pesquisa, concluiu-se que a Alfabetização Científica consiste em muito mais do que codificar e decodificar símbolos linguísticos, ou seja, não somente aprender a ler e escrever, mas sim, ler e escrever com compreensão do que se lê e se escreve, despertando no educando um senso crítico diante dos ensinamentos obtidos durante as aulas do componente curricular de Ciências no Ensino Fundamental, cuja aplicação dos conhecimentos obtidos em sala de aula ganham outra conotação quando de sua aplicabilidade.
Palavras chave: Alfabetização Científica. Formação Cidadã. Ensino por investigação. Práticas Pedagógicas. Educação Básica.