ECOLOGIA EM FOCO: O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM HUMAITÁ-AM

Autores

  • Sandro Beleza Cruz UFAM / IEAA
  • Viviane Vidal da Silva UFAM / IEAA
  • Juscélia Araújo e Araújo Secretária de Educação do Amazonas – SEDUC/Amazonas
  • Renato Abreu Lima UFAM / IEAA

Resumo

O ensino de Ecologia no ensino médio é de suma importância para a formação dos estudantes, a fim construir uma visão crítica acerca do seu papel social e político enquanto ser humano, salientando a importância da Ecologia para preparar as novas gerações para a defesa do planeta e compreender a interdependência dos seres vivos e do meio ambiente. Com base nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo a análise do conteúdo de Ecologia no livro didático de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, utilizado por uma escola de educação básica no município de Humaitá-AM, disponibilizado pelo PNLD 2021. E teve como metodologia a análise de cinco categorias: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas, atividades práticas e conteúdos complementares. A categoria conteúdo teórico apresenta três unidades dedicadas ao conteúdo teórico sobre o conteúdo. Os recursos visuais estão presentes voltados principalmente para a realidade dos estudantes, e se apresentam em sua grande maioria através de fotografias e imagens. As atividades propostas se apresentam em todo o decorrer do livro, e são voltadas para os conteúdos teóricos e recursos visuais. As atividades práticas estão voltadas para a realidade dos estudantes e se apresentam sempre ao final de cada capítulo. E os conteúdos complementares, se apresentam na forma de fontes/links, textos e atividades complementares. Portanto, o livro analisado apresenta competências e habilidades de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, e o foco central está na apresentação do conteúdo teórico e com suas atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável e a conservação dos ecossistemas, para assim sensibilizar os estudantes e auxiliar na construção dos seus conhecimentos sobre as temáticas que envolve a Ecologia.

 Palavras-chave: Educação ecológica; Recursos metodológicos; Conteúdos teóricos; Contextualização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-01