DOS CLÁSSICOS AOS DIAS ATUAIS: A EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DE KARL MARX, JOHN DEWEY, HANNAH ARENDT E VITOR PARO

Autores

  • Josete Lima dos Santos
  • Ana Paula Reis Santos Dias

Resumo

Este ensaio é resultado de discussões acadêmicas pautadas em parte da bibliografia indicada para a disciplina “Estado, Educação e Políticas Públicas”, ministrada pela Professora Doutora Márcia Aparecida Jacomini, durante o primeiro semestre de 2023 do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. O objetivo deste texto é apresentar, de forma concisa, o conceito de educação sob a perspectiva crítica de quatro autores: Karl Marx (2006), John Dewey (2007), Hannah Arendt (2016) e Vitor Paro (2008). Na introdução, destacamos a relevância da educação em uma sociedade dividida em classes sociais. Na sequência, apresentamos o pensamento de cada autor sobre a temática discutida e, por fim, discutiremos a permanência dessas concepções na sociedade atual. De modo geral, pode-se inferir conceitualmente que a educação é um processo histórico e contínuo, por isso, seu desenvolvimento está condicionado ao tipo de sociedade que se quer projetar. Assim, pensar a concepção educacional atualmente consiste em um movimento complexo de (re)conhecer a história do conhecimento cientificamente produzido sobre a educação e a sociedade.

 Palavras-chave: Educação. Sociedade. Classes Sociais.

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Biografia do Autor

Josete Lima dos Santos

Pós-graduanda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, em nível de mestrado

Ana Paula Reis Santos Dias

 Pós-graduanda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, em nível de doutorado

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Publicado

2024-07-01