ESTÁGIO EM DOCÊNCIA: VIVÊNCIAS E DESAFIOS NO ENSINO DE QUÍMICA NA GRADUAÇÃO

Autores

  • João Bosco Ferreira de Souza Júnior UFAM
  • Eliane Regina Martins Batista UFAM
  • Elisa da Silva Moreira UFAM
  • Jorge Almeida de Menezes UFAM

Resumo

O estágio em docência é uma etapa importante para os mestrandos, proporcionando uma oportunidade de conhecer diferentes situações no contexto do ensino superior e permitindo-lhes melhorar seus conhecimentos e práticas nas áreas de estudo e pesquisa. O objetivo deste trabalho é compartilhar as reflexões e experiencias que ocorreram durante a prática docente de nível superior.  Ao analisar documentos curriculares e desenvolvimento das atividades no estágio podemos concluir que: o projeto pedagógico do curso destaca a importância de desenvolver competências e habilidades em diversas áreas, incluindo o uso de laboratórios; as atividades experimentais são essenciais, mas enfrentamos problemas estruturais e de recursos, devido ao número de alunos matriculados e disponibilidade de espaço. Além disso, o estágio proporcionou a oportunidade de desenvolver habilidades pedagógicas, como planejar e conduzir aulas, aprimorar a comunicação e ganhar confiança como docente, além de vivenciar as dificuldades enfrentadas pelos professores universitários; houve desafios como a falta ou inadequação de equipamentos e reagentes necessários para a realização dos experimentos, o que pode impactar a qualidade do ensino, assim é fundamental que as instituições de ensino invistam em recursos e infraestrutura para garantir a formação de professores e qualidade do ensino ofertado. Concluímos que essa experiência serve como motivação para seguir uma carreira acadêmica e contribuir para a formação de futuros profissionais, tendo em vista que permite participar de aulas e projetos interdisciplinares, dando uma visão ampla do papel do professor no contexto do ensino superior.

 Palavras-chave: Estágio em docência. Química. Experimentação. Desafios.

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Publicado

2024-07-01