Estágio-docência: contribuições para a formação de pós-graduandos e instituições de ensino superior
Resumo
O Estágio-Docência é uma atividade importante que permite aos discentes de Pós-Graduação uma experiência inicial com o ensino. Regido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Estágio-Docência é obrigatório para os pós-graduandos que detenham bolsa do Programa de Demanda Social. O Estágio-Docência é uma oportunidade que mestrandos e doutorandos têm de praticar o ensino para uma eventual carreira acadêmica, além de ser uma prática que pode trazer ferramentas modernas, que auxiliam alunos de Graduação na aprendizagem do conteúdo e motivam para a realização de trabalhos relacionados. Este trabalho avalia o impacto do Estágio-Docência tanto para a formação de estudantes de Pós-Graduação quanto para instituições de ensino superior. Discentes e docentes apontam que, através do Estágio-Docência, a instituição consolida seu papel na formação de recursos humanos e aumenta a interação entre alunos de Pós-Graduação e Graduação. Discentes e docentes classificam como alta ou muito alta a utilidade do Estágio-Docência para a formação de pós-graduandos.
Palavras-chave: Estágio-Docência; Educação em Engenharia; Pesquisa de opinião.