Estágio-docência: contribuições para a formação de pós-graduandos e instituições de ensino superior

Autores

  • Luiz Felipe Vieira Verçosa
  • Eduanne Vitória Neto Pereira
  • Maria de Lourdes Melo Guedes Alcoforado
  • Sérgio Campello Oliveira
  • Francisco Madeiro Bernardino Junior
  • Flávia Camila Morais de Oliveira

Resumo

O Estágio-Docência é uma atividade importante que permite aos discentes de Pós-Graduação uma experiência inicial com o ensino. Regido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Estágio-Docência é obrigatório para os pós-graduandos que detenham bolsa do Programa de Demanda Social. O Estágio-Docência é uma oportunidade que mestrandos e doutorandos têm de praticar o ensino para uma eventual carreira acadêmica, além de ser uma prática que pode trazer ferramentas modernas, que auxiliam alunos de Graduação na aprendizagem do conteúdo e motivam para a realização de trabalhos relacionados. Este trabalho avalia o impacto do Estágio-Docência tanto para a formação de estudantes de Pós-Graduação quanto para instituições de ensino superior. Discentes e docentes apontam que, através do Estágio-Docência, a instituição consolida seu papel na formação de recursos humanos e aumenta a interação entre alunos de Pós-Graduação e Graduação. Discentes e docentes classificam como alta ou muito alta a utilidade do Estágio-Docência para a formação de pós-graduandos.

 Palavras-chave: Estágio-Docência; Educação em Engenharia; Pesquisa de opinião.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Vieira Verçosa

Doutorando em Engenharia da Computação no Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação, Mestre em Engenharia de Sistemas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e graduado em Engenharia da Computação, todos na Universidade de Pernambuco.

Eduanne Vitória Neto Pereira

Graduada em Engenharia Elétrica – Telecomunicações pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Maria de Lourdes Melo Guedes Alcoforado

Professora na Universidade de Pernambuco, tendo alcançado o cargo de professora Associada e a Livre Docência em dezembro de 2018. Dedica-se à pesquisa e ensino em cursos de Graduação e Pós-Graduação, tendo sido Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas da UPE de 2015 até Fevereiro de 2021.

Sérgio Campello Oliveira

Vice-diretor da Escola Politécnica de Pernambuco na Universidade de Pernambuco (UPE). Pesquisador no PPGES - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas da UPE.

Francisco Madeiro Bernardino Junior

Bolsista de Produtividade em Pesquisa -- Nível 2 -- do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor Associado da Universidade de Pernambuco (UPE), onde atua na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), na Graduação em Engenharia Elétrica (Telecomunicações) e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas (PPGES).

Flávia Camila Morais de Oliveira

Graduada em Engenharia Elétrica de Telecomunicações e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas, ambos pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Downloads

Publicado

2024-01-03