Métodos de conservação de frutos na pós-colheita

Autores

  • Álesson Antônio Silva de Souza Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/UFAM
  • Perla Joana Souza Gondim Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/UFAM
  • Erinéia da Silva Santos

Resumo

A exigência dos consumidores de frutos e hortaliças vem se tornando real nas grandes feiras, pois buscam frutos com qualidade para que sejam levados às residências. Os comercializadores, por sua vez, tentam manter a oferta do produto com qualidade para que não ocorram desperdícios. Portanto, uma área que vem sendo estudada para ajudar os feirantes é a fisiologia pós-colheita, que se trata de um estudo de aplicação de diversas técnicas de conservação e avaliação de frutos, grãos e hortaliças desde a colheita até a chegada ao comercializador. Este artigo teve o objetivo de levantar dados sobre a conservação de frutos e verificar a sua eficiência em relação à qualidade na parte física, química e físico-química dos frutos estudados. Neste contexto, a revisão bibliográfica foi realizada a partir dos bancos de dados do Google Acadêmico, Scielo e ScienceDirect, quando se discutiu artigos sobre o tema abordado. Desta forma, o artigo apresenta uma revisão dos diferentes métodos, pois estes têm uma grande possibilidade de ajudar na senescência dos frutos já apresentados, assim como poderão servir de base para os futuros experimentos.

Palavras-chave: Retardação de senescência; Vida de prateleira; Desperdício de frutas.

Biografia do Autor

Álesson Antônio Silva de Souza , Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/UFAM

Graduando de Agronomia da Universidade Federal do Amazonas, Campus Vale do Rio Madeira. Bolsista de Iniciação Cientifica da Universidade Federal do Amazonas.

Perla Joana Souza Gondim, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/UFAM

Engenheira Agrônoma, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Doutora em Agronomia, área de atuação: fisiologia pós-colheita, Prof Adj. III, (DE) do Curso de Agronomia/IEAA/UFAM.

Erinéia da Silva Santos

Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na linha de pesquisa de Ciência e Tecnologia de Tensoativos.

Downloads

Publicado

2024-01-03