Contexto histórico da educação especial no Brasil

Autores

  • Eliane Acácio da Silva
  • Eulina Maria Leite Nogueira

Resumo

A Educação Especial no Brasil vem apresentando um contexto de luta e de conquistas das pessoas com deficiência na garantia de seus direitos. A Educação Especial conseguiu garantir, na LDB 9394/96 o acesso e a permanência da pessoa com deficiência ao sistema de ensino. No entanto, essa garantia não tem se efetivado na prática escolar. Esse artigo é um recorte da pesquisa de dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino: Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas. O objetivo deste artigo é apresentar o contexto histórico da Educação Especial no Brasil, afim de explicitar as lutas enfrentadas pelas pessoas com deficiência na garantia de seus direitos. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa é bibliográfica com o intuito de apresentar o contexto histórico da educação Especial no Brasil. Como podemos constatar a Educação Especial está garantida na letra das leis, mas isso não foi suficiente para que o Estado brasileiro conseguisse, de fato, oferecer uma educação que reconhecesse a diferença como fator positivo na construção de uma sociedade pautada nos direitos humanos.

 Palavra-chave: Educação Especial, Diferença, Pessoa Deficiente, Inclusão, Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Eliane Acácio da Silva

Mestranda do curso de Pós-graduação em Ensino: Ciências e Humanidades – Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora efetiva da Secretaria Municipal de Humaitá-AM (SEMED).

Eulina Maria Leite Nogueira

Doutorado em Educação – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e nome da instituição (SIGLA). Docente titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

2024-01-03