Uso de insetos edáficos como instrumento de qualidade ambiental para os solos amazônicos

Autores

  • André Ribeiro Manuiama UFAM
  • Rosineide Campos Chaves UFAM
  • Felipe Sant’ Anna Cavalcante UFAM
  • Renato Abreu Lima UFAM

Resumo

O solo tem se tornado foco de preocupação devido à gradativa contaminação de ambientes terrestres, onde o interesse em avaliá-lo é estimulado pela crescente consciência de que o solo é um componente importante da biosfera terrestre, funcionando na manutenção da qualidade ambiental local, regional e global. O presente artigo tem por objetivo reunir diversos estudos sobre o uso de insetos edáficos, buscando obter um maior entendimento como instrumento de qualidade para os solos amazônicos. Através da busca eletrônica em plataformas de dados, foram selecionados para este trabalho nove artigos. Os resultados mostraram evidências significativas relacionada a grupos com grande importância, Coleoptera, Diptera, Hemiptera, Hymenoptera, Lepidoptera e Orthoptera, além disso, as análises dos artigos indicaram que a meso e a macrofauna são utilizadas com maior frequência nos estudos de indicadores de qualidade do solo, desempenhando funções fundamentais para a manutenção do ecossistema e para a avaliação de uma determinada área.

 Palavras-chave: Ecossistema; bioindicadores; macrofauna; degradação.

Biografia do Autor

André Ribeiro Manuiama, UFAM

Biólogo, discente do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM),

Rosineide Campos Chaves, UFAM

Bióloga, discente do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Felipe Sant’ Anna Cavalcante, UFAM

É formado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Lucas (UNISL) em Porto Velho-RO (2018). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UNSL (2019). Mestre em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020), Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/ UFAM (2021).

Downloads

Publicado

2024-01-03