Análises microbiológicas na água de consumo de instituições públicas do município de Benjamin Constant-AM

Autores

  • Cristovão Ataíde Izidoro UFAM
  • Inês Cleiza dos Santos Ijuma UFAM
  • Eliana Peres Rengifo Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Alberto Daniel Nascimento Santos UFAM
  • Renato Abreu Lima Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Alexandro da Silva Alves UFAM

Resumo

No Brasil, municípios das regiões Norte apresentam um grande problema no acesso aos serviços de saneamento e abastecimento de água e as instituições como hospitais, escolas, unidade básica de saúde (UBS), dentre outras, abastecidas pela rede pública necessitam de água de qualidade. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar a presença de microrganismos coliformes totais e fecais (CT e CTT) e alguns parâmetros físico-químicos (pH, STD, CE e Temperatura) na água utilizada em instituições públicas no município de Benjamin Constant-AM. A metodologia foi dividida nas etapas 4.1 Área de Estudo; 4.2 Caracterização, coleta e armazenamento de amostras; 4.3 Determinação de Coliformes Totais e Termotolerantes e 4.4 Análise e interpretação dos dados. Todas as análises indicaram presença de CT ou CTT em pelo menos um mês de coleta, algumas amostras apresentaram CT em todos ou quase todos os meses de coleta.  Quanto as análises físico-químicas o pH e a Temperatura estão com 61% e 88,6% das amostras, respectivamente, fora dos VMP, a CE está com todas as amostras acima do padrão e para STD todas as amostras estão de acordo com a portaria vigente. Pelos resultados obtidos, podemos dizer que água está saindo da ETA com ausência de CT e CTT, exceto no período de limpeza dos reservatórios, mas está chegando ao destino com alterações em seus parâmetros de potabilidade.

Palavras-chave: coliformes, estação de tratamento, microbiológicas.

Biografia do Autor

Cristovão Ataíde Izidoro, UFAM

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Inês Cleiza dos Santos Ijuma, UFAM

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Alberto Daniel Nascimento Santos, UFAM

Técnico de Laboratório do Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Alexandro da Silva Alves, UFAM

Docente do Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

2024-01-03