Leituras freireanas em contexto da pandemia de COVID-19: vivências e experiências dos sujeitos da EJA (Pará-Brasil)

Autores

  • Meire Santos de Aviz UFPA
  • Georgina Negrão Kalife Cordeiro UFPA
  • Joana d’Arc de Vasconcelos Neves UFPA

Resumo

O presente artigo Leituras Freireanas em Contexto da Pandemia de Covid-19: vivências e experiências dos sujeitos da EJA, busca analisar as narrativas dos alunos da EJA Campo sobre as experiências vividas no contexto pandêmico de Covid-19. Partindo do referencial freireano o artigo parte da compreensão da experiência vivida como sujeitos cognoscentes que agem e comunicam suas existências e, que se transformam no processo de agir e pensar. Trata-se de uma pesquisa do tipo narrativa, onde foram ouvidos a partir da técnica do grupo focal, alunos da EJA da Escola E.M.E. I.F Zulmira Pinto Guedes, localizada na comunidade Vila dos Neves no Município de Tracuateua no Estado do Pará. Por meio do grupo focal, os sujeitos foram convidados a narrar suas experiências e os sentidos construídos sobre a pandemia, considerando as seguintes categorias analíticas: Experiências vividas e os impactos da pandemia na vida dos alunos da EJA; Saberes construídos sobre a Covid-19. Os resultados apontam experiências vividas, marcadas pelos sentimentos de medo, construídos por meio de processos intersubjetivos onde a relação entre os mundos objetivos e subjetivos revelam elementos fundamentais para a superação dos sujeitos do campo diante da fragilidade do corpo diante da morte e de releituras mais positivas de si como sujeito do campo.

Palavras-chave: Experiências vividas; Saberes; Autonomia; Pandemia.

Downloads

Publicado

2024-01-03