Crianças e gênero no contexto da educação infantil na Amazônia Bragantina (Brasil)

Autores

  • Ana Paula Vieira e Souza Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Lana Carvalho Braga Secretaria Municipal de São Miguel do Guamá (SEMED)
  • Joana Darc de Vasconcelos Neves Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo

RESUMO

No presente texto, tratamos das relações de gênero no cotidiano da Educação Infantil de uma Escola do campo-praieiro da rede municipal de Bragança-PA, observamos os discursos de crianças a respeito das questões de gênero, como coisas de menino e coisas de menina. Tomamos como referência a teoria feminista sobre gênero pela necessidade de combater a desigualdade histórica, constatada na diferença entre os sexos, reproduzida socialmente, de forma naturalizada. A metodologia de abordagem interacional, visto que consideramos as relações do conjunto de diferentes fatores, pertinentes às ações educacionais: crianças, conhecimento, situação e contexto.  Isso realizado, mediante a observação participante e a roda de conversa como atividades mobilizadoras e análise do discurso. Os resultados evidenciam que a questão de gênero se manifesta de forma socialmente construída, com distinção e padronização entre os sexos. Concluímos que as crianças apresentam comportamentos e opiniões de ideologias criadas e repassadas socialmente pela sociedade.

 Palavras-chave: Crianças. Gênero. Brincares. Educação Infantil.

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Publicado

2024-01-03