A educação escolar quilombola e o planejamento educacional na Amazônia paraense

Autores

  • Geisa Bruna de Moura FERREIRA Universidade Federal do Pará
  • Francisco Pereira de OLIVEIRA Universidade Federal do Pará
  • Neidivaldo Santana CRUZ Universidade Federal do Pará
  • Carlos Nedson Silva CAVALCANTE Universidade Federal do Pará
  • José Filipe MONTEIRO-OLIVEIRA Afya Faculdade de Ciências Médicas – Polo Bragança-PA.

Resumo

O presente estudo é o resultado de pesquisa de campo acadêmica por ocasião de estar cursando Pedagogia na Universidade Federal do Pará que traz como tema: O planejamento educacional e escolar e a Educação Quilombola no nordeste paraense. Objetivou-se analisar o planejamento educacional da Educação Escolar Quilombola do município de Irituia (PA). Este estudo surgiu de uma inquietação: como ocorre o planejamento para a Educação Escolar Quilombola no município de Irituia? O processo metodológico de pesquisa se deu por meio da abordagem qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados a aplicação de um questionário construído com perguntas semiestruturadas, além de que foi realizada análise documental e observação participante. Este trabalho tem como primeiras impressões de que o Planejamento, tanto no município como nas comunidades remanescentes Quilombolas, ainda estão em processo inicial, mas já se percebe avanços essenciais e pontuais para que sejam cumpridas as metas do Plano Municipal de Educação e as políticas públicas deliberadas para o público advindo do quilombo. Adicionalmente, chega-se ao resultado de que a Educação Escolar Quilombola já se faz presente nas escolas pertencentes às comunidades quilombolas do município de Irituia e que existem práticas pedagógicas condizentes ao que se propõe no planejamento educacional do município no que se refere à educação escolar quilombola.

 Palavras-chave: Educação Quilombola; Planejamento Educacional; Professoras.

 

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Publicado

2024-01-03