Narrativas sobre as práticas educativas inclusivas na educação básica, profissional e tecnológica em Humaitá-AM
Resumo
O presente artigo apresentou as práticas educativas envolvidas no processo inclusivo das pessoas com deficiência na educação básica profissional e tecnológica em Humaitá-AM realizadas pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM. Partiu-se do pressuposto de que ao relatar como essa inclusão é feita e demonstrar quais são as práticas exitosas e quais demandam adaptações para ações mais assertivas, seguramente poderia ser oferecido um ensino qualitativo a esse público que pautaria trabalhos posteriores. Foram observados o trabalho institucional com dois alunos autistas, um surdo e uma cega, e a preparação para receber os novos alunos, intercalando a bibliografia especializada com as percepções de alguns servidores. Nas discussões ficou claro que quanto mais aproximação entre educadores e os alunos, melhores as chances de uma formação exitosa. Concluiu-se que os paradigmas da educação especial coexistem no mesmo espaço e que ainda há muito para ser feito, mas o direcionamento está alinhado e se manterá se todos os atores da intervenção educativa se auxiliarem trazendo benefícios incontáveis a todos os envolvidos.
Palavras-chave: Inclusão; Educação Especial; Pessoas com deficiência; Ensino; Educação Profissional.