Narrativas sobre as práticas educativas inclusivas na educação básica, profissional e tecnológica em Humaitá-AM

Autores

  • Daianne Severo da Silva IFAM
  • Marilda do Carmo Aguiar IFAM
  • Rosangela Carvalho da Costa IFAM
  • Valmir Flores Pinto UFAM

Resumo

O presente artigo apresentou as práticas educativas envolvidas no processo inclusivo das pessoas com deficiência na educação básica profissional e tecnológica em Humaitá-AM realizadas pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM. Partiu-se do pressuposto de que ao relatar como essa inclusão é feita e demonstrar quais são as práticas exitosas e quais demandam adaptações para ações mais assertivas, seguramente poderia ser oferecido um ensino qualitativo a esse público que pautaria trabalhos posteriores. Foram observados o trabalho institucional com dois alunos autistas, um surdo e uma cega, e a preparação para receber os novos alunos, intercalando a bibliografia especializada com as percepções de alguns servidores.  Nas discussões ficou claro que quanto mais aproximação entre educadores e os alunos, melhores as chances de uma formação exitosa. Concluiu-se que os paradigmas da educação especial coexistem no mesmo espaço e que ainda há muito para ser feito, mas o direcionamento está alinhado e se manterá se todos os atores da intervenção educativa se auxiliarem trazendo benefícios incontáveis a todos os envolvidos.

 Palavras-chave:  Inclusão; Educação Especial; Pessoas com deficiência; Ensino; Educação Profissional.

Biografia do Autor

Daianne Severo da Silva , IFAM

Professora de Língua Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Campus Humaitá. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade - PPGLI/UFAC.

Marilda do Carmo Aguiar , IFAM

Técnica Administrativa em Educação no Instituto Federal do Amazonas- Campus Humaitá. Mestra em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Libras - Língua Brasileira de Sinais, pela Universidade Cândido Mendes. Licenciada em Letras: Português e Inglês pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Rosangela Carvalho da Costa, IFAM

Técnica Administrativa em Educação no Instituto Federal do Amazonas- Campus Humaitá. Mestra em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia.

Valmir Flores Pinto, UFAM

Professor efetivo no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) e de filosofia nos cursos de graduação na área de Filosofia na Universidade Federal do Amazonas, campus Humaitá. Doutor em Estudos em Ensino Superior pela Universidade de Aveiro (Portugal) e Educação – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Downloads

Publicado

2024-01-03