Trabalho e prática docente na escola da Floresta

Autores

  • Hildo Cezar Freire Montysuma Secretaria de Estado de Educação do Acre - SEE

Resumo

O presente artigo expõe de forma sucinta os resultados da pesquisa realizada no âmbito do Centro de Educação Profissional e Tecnológico – CEPT Roberval Cardoso, também conhecido como Escola da Floresta, localizado em Rio Branco – AC, a 20 km da cidade.  O objeto de investigação foi a relação entre a categoria trabalho e a prática docente dos professores do CEPT - Roberval Cardoso, tendo como problema: Qual a perspectiva da categoria trabalho presente na prática docente dos professores do CEPT - Roberval Cardoso? O método que presidiu a pesquisa e análise dos dados foi o materialismo histórico-dialético. Nesta exposição as referências principais foram ENGELS (2020), FREIRE (1996), GRAMSCI (2004), MARX e ENGELS (2007) MARX (2012 e 2017), MÉSZÁROS (2011), RAMOS (2001) e SAVIANI (2014). Com base no referencial teórico-metodológico e nas investigações realizadas, extraímos as categorias centrais da análise dos professores que nos possibilitaram chegar ao entendimento que os mesmos em sua maioria, são trabalhadores temporários, entendem o trabalho como exercício profissional, em geral pautam sua prática docente pelo paradigma das competências e identificam o professor como aquele que se julga o detentor do conhecimento, razão pelo qual se auto intitulam mediadores do conhecimento.

Palavras-chave: Trabalho; educação; Politecnia; Emancipação humana.

Biografia do Autor

Hildo Cezar Freire Montysuma, Secretaria de Estado de Educação do Acre - SEE

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAC, doutorando do Programa Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - PPFH/UERJ e Diretor da Escola Pública Estadual São Francisco de Assis I.

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Publicado

2024-01-03