A ambígua relação entre EPT e expansão do agronegócio na Amazônia: trajetórias de egressos do IFAM de Humaitá (AM)
Resumo
Com base no caso do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), em Humaitá, na região do Sul Amazonense, este trabalho tem o objetivo de analisar a inserção dos egressos de cursos técnicos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais (Técnico em Agropecuária na forma integrada e Técnico em Florestas e Técnico em Recursos Pesqueiro na modalidade subsequente) na dinâmica socioeconômica regional, marcada pelo franco apoio estatal à implantação de grandes projetos agropecuários. Utilizando metodologia baseada em pesquisa documental, aplicação de questionários e realização de entrevistas junto a egressos, professores do IFAM e gestores públicos, constatou-se que, embora compondo uma mudança qualitativa na oferta de educação pública na região, os cursos do eixo recursos naturais do IFAM em Humaitá inserem-se numa lógica ambígua e contraditória presente na dinâmica socioeconômica da região de fronteira agropecuária: por um lado, representam oportunidade para a qualificação acadêmica e habilitação profissional aos moradores da região; por outro, as condicionantes do modelo econômico elegido no campo político, não permitem plena inserção das pessoas no processo produtivo, uma vez que visa, preponderantemente, a reprodução e acumulação de capital, por meio da incorporação de territórios e recursos naturais.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica, Amazônia, Fronteira Agropecuária.