REPRESENTAÇÕES, PODERES E DISCURSOS SOBRE A AMAZÔNIA EM PERIÓDICOS ACREANOS E AMAZONENSES (1940-1960)

Autores

  • Emilly Nayra Soares Albuquerque UFAC
  • Almir Diniz de Carvalho Júnior UFAM

Resumo

Este artigo busca apresentar os caminhos de uma pesquisa em desenvolvimento no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal do Amazonas. O objetivo inicial da proposta de tese consiste em compreender os discursos, os poderes e as representações sobre/na Amazônia através de periódicos acreanos e amazonenses entre 1940 e 1960. Realiza-se uma exposição dos percursos teórico-metodológicos realizados até a fase de investigação em que se encontra a pesquisa. Os periódicos do estado do Acre e do Amazonas, publicações da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, da Revista Brasileira de Geografia, discursos de agentes públicos e obras publicadas por intelectuais da época são as fontes desta pesquisa. Esse conjunto de fontes está em análise como narrativas que reverberaram as representações, os poderes e os discursos sobre a Amazônia.

Palavras-chave: Amazônia; periódicos, representações; poderes; discursos.

Biografia do Autor

Emilly Nayra Soares Albuquerque, UFAC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre. Graduada em História Bacharelado pela Universidade Federal do Acre (Ufac)

Almir Diniz de Carvalho Júnior, UFAM

Possui graduação em História pela Universidade de Brasília (1987), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Amazonas. 

Downloads

Publicado

2023-01-05