SOFTWARE STELLARIUM: PRINCIPAIS FERRAMENTAS PARA A SIMULAÇÃO DE FENÔMENOS CELESTES NAS CULTURAS

Autores

  • Cleison da Silva Correia UFAM / IEAA
  • Otávio Paulino Lavor Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Marta de Souza Possert Rodrigues USP
  • Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira UFAM / IEAA

Resumo

Apesar das pesquisas na área da astronomia cultural serem recentes, é possível encontrar ferramentas que contribuam com esses estudos, uma delas trata-se de um simulador de fenômenos celestes: o Stellarium. De acordo com o sítio desse simulador, ele é um software de astronomia de código aberto, caracterizando-se como um planetário para visualização do céu. O Stellarium permite visualizar constelações de mais de trinta culturas diferentes; nosso interesse neste trabalho foi investigar as possibilidades oferecidas pelas ferramentas do software para simulação de fenômenos celestes nas culturas indígenas. Esta pesquisa teve abordagem qualitativa e, para análise dos dados, utilizamos a técnica da análise de conteúdo. Com base em nossa análise, verificamos que o uso das ferramentas do software Stellarium auxilia nos estudos de culturas indígenas, apresentando informações sobre a cultura desejada e também autores que contribuíram para o estudo. Acreditamos que pesquisas nessa temática da astronomia cultural possam contribuir para reconhecimento dessa diversidade cultural e motivar reflexões sobre os conhecimentos apresentados pelas diversas culturas, especialmente a indígena. Além disso, acreditamos que a utilização de ferramentas que agrega o uso da tecnologia a essa investigação pode contribuir também para uma integração entre a observação direta do céu e as simulações de fenômenos celestes.

Palavras-chave: astronomia nas culturas; Stellarium; céus indígenas; ensino de ciências.

Biografia do Autor

Cleison da Silva Correia, UFAM / IEAA

Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas, pertence ao colegiado do curso de Graduação em Ciências: Matemática e Física do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM)

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor adjunto do Magistério Superior da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, pertence ao Departamento de Ciências Exatas e Naturais. Na pós-graduação, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE).

Marta de Souza Possert Rodrigues, USP

Doutoranda do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP e professora de física na educação básica. Mestra em Ensino de Ciências pela USP (2015), licenciada em Física pela USP (2011), bacharela e licenciada em História (2018) pela USP. Atuou como professora de física na rede pública estadual de São Paulo, na rede privada e realizou diversas colaborações na produção de coleções e materiais didáticos em Ciências (2017-2020).

Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira, UFAM / IEAA

Professora adjunta do Magistério Superior da UFAM, pertence ao colegiado do curso de Graduação em Ciências: Matemática e Física do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM). Na pós-graduação, é professor permanente do curso de Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH).

Downloads

Publicado

2023-01-05