O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A DISCIPLINA DE BOTÂNICA

Autores

  • Felipe Sant’ Anna Cavalcante Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Larissa de Souza Saldanha SEDUC-Amazonas (Brasil)
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

A Floresta Amazônica é um laboratório vivo que torna possível aos docentes e pesquisadores executarem aulas teóricas e práticas diferenciadas aos discentes, proporcionando a construção do conhecimento empírico em Ciência facilitando o ensino-aprendizagem, sendo assim este trabalho objetivou apresentar os aspectos referentes ao estágio supervisionado nos cursos de graduação em Engenharia Agronômica e Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, apontando a relevância na formação docente demostrando a importância da construção de exsicatas no contexto botânico, para isso fez necessário a aula teórica abordando as coleções didáticas e científicas, ressaltando os conceitos de morfologia, taxonomia, fisiologia e ecologia, e também a prática na confecção de exsicatas. Esse trabalho se trata de um relato de experiência que foi desenvolvido com 35 acadêmicos dos cursos acima supracitados da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá-AM. Utilizou-se durante a metodologia a observação participante, diário de campo e que estes foram analisados a partir dos relatos e perspectivas dos discentes participantes das aulas. Verificou-se que foram coletadas e confeccionadas oito exsicatas de espécies vegetais em estágio de frutificação e floração, sendo estas nativas, invasoras e endêmicas da região, que foram classificadas e identificadas de acordo com a literatura. Ao decorres das aulas práticas os discentes puderam aplicar o conhecimento prévio e teórico adquiridos anteriormente, e isso possibilitou o processo de ensino estabelecendo aos mesmos suas próprias percepções de como as interações ambientais, biológicas e ecológicas podem ser vivenciadas, sendo integradas a aulas mais dinâmicas. Portanto, o estágio na docência é uma experiência ímpar para aqueles que nunca atuaram como docentes na graduação e se constitui como uma forma de aprimorar a prática ampliando seus horizontes profissionais contextualizando com a realidade dos discentes.

Palavras-chave: Floresta Amazônica; Exsicatas; Prática docente.

Biografia do Autor

Felipe Sant’ Anna Cavalcante, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorando do Programa de pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG-CASA), Manaus-AM, Brasil. E-mail:

Larissa de Souza Saldanha, SEDUC-Amazonas (Brasil)

Professora de Química da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC Amazonas), Mestre em Ciências Ambientais

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA, Humaitá – AM, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-01-03