O MÉTODO CIENTÍFICO NA PRODUÇÃO DA PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS

Autores

  • Clarides Henrich de Barba Universidade Federal de Rondônia- UNIR
  • Dhieisi Ebert Bolsanello UNIR
  • Elaine Márcia Souza Rosa UNIR
  • Evandro Souza UNIR
  • Jussara Santos Pimenta UNIR
  • Martha dos Anjos Queiróz Quaresma SEMED-PVH-RO

Resumo

Este artigo quer refletir o processo do método científico e sua contribuição na produção da pesquisa. A Ciência tem como objetivo fundamental chegar à veracidade dos fatos. Nesse sentido, a ciência não se distingue de outras formas de conhecimento. O que torna, porém, o conhecimento científico distinto dos demais é que possui como característica fundamental o desenvolvimento da pesquisa. Para que um conhecimento possa ser considerado científico, torna-se necessário identificar as operações mentais e técnicas que possibilitam a sua verificação. Em outras palavras, deve-se determinar o método que possibilitou chegar a esse conhecimento. Assim, podemos perguntar: qual o objetivo da ciência? Seu único fim é o conhecimento, a verdade objetiva. Acreditava-se que o método experimental seja o método mais eficiente e seguro de se chegar ao conhecimento, porém, para cada ciência pode-se ter métodos específicos.

Palavras-chave: Método Científico. Pesquisa Científica.

Biografia do Autor

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia- UNIR

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf/UNIR/IFRO); Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011).

Dhieisi Ebert Bolsanello , UNIR

Mestranda em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf/UNIR/IFRO), Bacharel e Licenciada em Educação Física; Docente no Instituto Federal de Rondônia.

Elaine Márcia Souza Rosa, UNIR

Mestranda em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf/UNIR/IFRO), TAE Assistente de Alunos no Instituto Federal de Rondônia.

Evandro Souza, UNIR

Mestrando em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf/UNIR/IFRO). Coordenador de Biblioteca no Instituto Federal de Rondônia

Jussara Santos Pimenta , UNIR

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf/UNIR/IFRO). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Martha dos Anjos Queiróz Quaresma, SEMED-PVH-RO

Professora de Ciências da Rede Pública Municipal de Porto Velho, RO, atuando na Escola de Ensino Fundamental “Joaquim Vicente Rondon“, Especialista em Saneamento e Tecnologia Ambiental.

Downloads

Publicado

2021-12-31