LITERATURA INFANTIL: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL EM ESCOLAS PÚBLICAS (HUMAITÁ-AMAZONAS-BRASIL)
Resumo
O artigo em questão é o recorte de uma pesquisa de mestrado realizada entre 2013 e 2015. O objetivo central deste artigo foi discutir as formas de organização do trabalho com a literatura infantil na sala de aula e na escola. O tema proposto buscou discutir sobre como a leitura literária tem sido realizada na escola através do acervo de literatura infantil enviado por programas de incentivo à leitura e à formação de leitores. A problemática da pesquisa era a precarização do trabalho com a leitura literária na escola pública e o uso do acervo de literatura infantil do PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) nas escolas públicas do Ensino Fundamental em Humaitá. O estudo procurou caracterizar as concepções dos professores acerca da literatura infantil, descrever a organização do trabalho com a literatura infantil na escola, bem como identificar as condições para produzir e promover a leitura literária dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas de Humaitá-AM, com professores que atuavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa se apoiou em autores como Silva (2014), Kramer (2010), Azevedo (2005), Souza (2009), entre outros.
Palavras-chave: Literatura Infantil. Escola. Leitura. PNBE.