LITERATURA INFANTIL: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL EM ESCOLAS PÚBLICAS (HUMAITÁ-AMAZONAS-BRASIL)

Autores

  • Francisca Chagas da Silva Barroso Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Suely Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

O artigo em questão é o recorte de uma pesquisa de mestrado realizada entre 2013 e 2015. O objetivo central deste artigo foi discutir as formas de organização do trabalho com a literatura infantil na sala de aula e na escola. O tema proposto buscou discutir sobre como a leitura literária tem sido realizada na escola através do acervo de literatura infantil enviado por programas de incentivo à leitura e à formação de leitores. A problemática da pesquisa era a precarização do trabalho com a leitura literária na escola pública e o uso do acervo de literatura infantil do PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) nas escolas públicas do Ensino Fundamental em Humaitá. O estudo procurou caracterizar as concepções dos professores acerca da literatura infantil, descrever a organização do trabalho com a literatura infantil na escola, bem como identificar as condições para produzir e promover a leitura literária dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas de Humaitá-AM, com professores que atuavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa se apoiou em autores como Silva (2014), Kramer (2010), Azevedo (2005), Souza (2009), entre outros.

 

Palavras-chave: Literatura Infantil. Escola. Leitura. PNBE.

Biografia do Autor

Francisca Chagas da Silva Barroso, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora do curso de Pedagogia, IEAA/UFAM.

Suely Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora na UFAM atuando na graduação e pós graduação.

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Publicado

2021-12-31